10 benefícios da prática do Beach Tennis

Você sabia que o Beach Tennis é um dos melhores esportes para se praticar e melhorar o seu condicionamento físico e a sua saúde? Não? Pois muitos estudiosos e pesquisadores da ciência do esporte afirmam que de fato é uma das melhores atividades que você pode participar, não importando sua idade ou sua habilidade/conhecimento do jogo.

O “Tênis de praia” tem sido uma brincadeira e uma atividade bastante popular nas regiões litorâneas há mais de meio século, mas que só foi formalizado como esporte apenas no final da década de 90 pelo italiano Giandomenico Bellettini, responsável pela criação da regulamentação e da primeira federação nacional do esporte.

Enquanto a Itália ainda continua sendo o epicentro do Beach Tennis, o esporte têm ganhado espaço em diferentes partes do mundo, como na América Latina, Estados Unidos e Europa. No Brasil ele chegou oficialmente em 2008 e hoje em dia existem vários atletas brasileiros que se destacam no circuito mundial.



Embora seja sempre bom aprender um esporte cedo na vida, quando se trata de jogar tênis, nunca é tarde demais para aprender! Considerado um “esporte para toda a vida”, não importa quantos anos você tenha ou quão fisicamente apto você esteja, qualquer um pode jogar o Beach Tennis.

Se você possui interesse no esporte, mas ainda está em dúvidas ou precisa de mais argumentos para convencê-lo, então você veio ao lugar certo. Continue com a gente, pois iremos apresentar 10 benefícios a saúde da prática do Beach Tennis.

1- Alto índice de queima de calorias;

Queimar calorias e manter a forma física são importantes para manter uma boa saúde. No entanto, esse processo costuma se tornar uma atividade estressante para muitas pessoas que possuem dificuldade em manter uma rotina de exercícios. Uma das saídas para isso é procurar maneiras de se entreter enquanto queima essas calorias e é aí que entra o esporte.

Sabemos que para perder peso é preciso fazer exercícios aeróbicos, com muita movimentação de forma a acelerar o nosso metabolismo a queimar as reservas de gordura do nosso corpo. E esportes que envolvem muitos movimentos, como o Beach Tennis, são excelentes para queimar calorias. Em uma hora de prática de tênis de praia, você pode queimar cerca de 250 a 500 calorias, é claro, variando se você estiver jogando sozinho ou em duplas, da intensidade do jogo e do seu peso.

À medida em que seus músculos trabalham em um nível ideal, seus pulmões e coração terão que trabalhar mais para bombear sangue e oxigênio. Isso fará com que seu pulso aumente e, no processo, você queimará mais calorias.

2- Melhora sua coordenação motora e seus reflexos;

A natureza desse esporte determina que você esteja sempre atento e utilize ao máximo a capacidade de reação de seus olhos e mãos. Como você precisa reagir rapidamente para acertar e rebater a bola para frente e para trás, o Beach Tennis ajuda a aprimorar o seu tempo de reação, sua capacidade motora e sua agilidade.

A partir dos treinos e repetições, sua percepção corporal e de seus movimentos irá gradativamente evoluir à medida em que você se torna melhor na prática do esporte. A maioria das pessoas tende a associar a falta de coordenação com a velhice. Portanto, se você está com dificuldades de coordenação, esse esporte pode ser útil para ajudá-lo a diminuir os efeitos da idade, desenvolvendo constantemente suas habilidades de coordenação.

O fenômeno do Beach Tennis - ISTOÉ Independente

3- Trabalha todo o corpo;

Um dos grandes benefícios para aqueles que não suportam academia ou outros exercícios e métodos rotineiros de atividade física é que praticando Beach Tennis, você não precisará gastar seu tempo com esses exercícios adicionais como malhação ou ginástica. Isso porque só a prática do tênis de praia já é o suficiente para envolver todo o nosso corpo em trabalho de alto rendimento.

No Beach Tennis, à medida em que você rebate a bola e corre de um lado para o outro, você está trabalhando e fortalecendo todo o seu corpo. Seus músculos, braços, pernas, ombros, abdômen, condicionamento físico, aeróbico e até mesmo ossos são beneficiados. Portanto, você trabalha todo o corpo de modo que nenhum ponto específico do seu organismo fique de fora.

Então é bastante indicado para quem procura transformar, modelar e tornear o corpo em pouco tempo.

4- Não é um esporte caro;

Não é preciso nenhum equipamento especial para praticar o Beach Tennis. Tudo o que você precisa é uma raquete, um tubo com algumas bolas, a rede e uma quadra na areia da praia. Todos esses equipamentos estão ao seu alcance, são fáceis de se encontrar e não são produtos extremamente caros.

Se você conhece algum clube ou grupo de praticantes, isso ainda fica mais fácil com você só precisando da raquete e das bolas. E alguns desses centros de treinamento até mesmo oferecem equipamentos para treino, caso você não possua os seus próprios.

Com o tênis de praia, você não precisa alugar uma quadra, comprar calçados caros e específicos, roupas ou outros equipamentos extravagantes associados a outros esportes. Realmente basta só a sua raquete e as bolinhas.

Beach Tennis: Como Jogar, Equipamentos E TUDO Sobre!

5- Auxilia na melhora da sua saúde mental;

Além de beneficiá-lo a ficar em forma e a queimar calorias, o tênis de praia também pode auxiliar a melhorar sua saúde mental. Seu cérebro pode não ser um músculo, mas precisa de exercício, assim como todos os músculos do seu corpo, para se manter ativo. Logo, um cérebro ativo é menos suscetível ao declínio cognitivo ou outras condições semelhantes.

Portanto, a prática do esporte faz com que o nosso corpo libere hormônios de prazer e felicidade que nos proporciona maior animação e vitalidade no decorrer do dia após os exercícios. Então, jogar Beach Tennis é uma ótima maneira de ajudar seu cérebro a se manter afiado e de aumentar a sua motivação com os exercícios físicos, além de estimular práticas saudáveis e melhorias na alimentação.

6- Te mantém socialmente ativo e estimula novas amizades;

Jogar Beach Tennis é uma excelente maneira de se manter conectado a outras pessoas e manter-se socialmente ativo pode trazer uma variedade de benefícios ao seu bem-estar físico. Praticar tênis não só te manterá em forma como também irá te envolver socialmente e trabalhar a sua saúde mental.

Uma das vantagens mais notáveis do esporte é a sua capacidade de reunir pessoas para participarem de uma atividade em comum. É um esporte interativo onde os participantes podem se envolver socialmente até mesmo com seus adversários. E com isso, grupos e verdadeiras comunidades são construídas com base nessas conexões que vão alimentando a amizade dentro e fora das quadras.

E manter-se socialmente ativo pode ter uma variedade de benefícios no seu bem-estar físico. Conectar-se com outras pessoas pode ajudar a reduzir o risco de problemas cardiovasculares, diminuir a pressão arterial e melhorar os problemas de saúde mental, como a depressão.

Marechal Deodoro se torna 'capital mundial do Beach Tennis' com Macena Open  2022 – Prefeitura de Marechal Deodoro

7- É divertido e possui clima amistoso e relaxante;

Mesmo para os jogadores mais iniciantes, o Beach Tennis não é um esporte difícil e é extremamente divertido de se jogar. É claro, assim como todos os esportes, ele têm a sua capacidade de seriedade e compromisso. No entanto, se você deseja apenas se divertir enquanto se exercita, esse também é o seu esporte.

Para aqueles que levam essa prática como hobby, a diversão são o pacote principal. Você pode jogar enquanto conversa, tomando uma bebida, em um clima agradável, fresco, ao ar livre, ouvindo música e é claro se divertindo. Na praia, você jogará descalço enquanto provavelmente aprecia a paisagem do céu e do mar e durante os intervalos poder até mesmo dar um mergulho na água. Quer experiência mais tranquila e prazerosa do que essa?

8- Têm menos riscos de levar a lesões;

A maioria dos esportes tende a se concentrar na pressão de colocar a vitória acima da diversão. Nesse processo, os jogadores costumam lutar até o limite de seus corpos na tentativa de conseguir conquistar a vitória e isso pode levar a um grande estresse físico ao nosso corpo.

Como a superfície de jogo do tênis de praia é principalmente de areia, os jogadores são menos propensos a se machucarem quando atingem o solo, além de possuírem menor chance de torções e fraturas envolvendo quedas.

É claro que isso não impede que você tenha lesões famosas como Tennis Elbow e sendo um esporte de raquetes, deve se existir uma preocupação com os braços, cotovelos e ombros.

Lesões do Beach Tennis: quais as principais?

9- Excelente para liberar o estresse

Você é uma pessoa que passa muito tempo do dia estressada? Têm ficado muito irritado ultimamente? Então, talvez seja melhor você pular e entrar na onda do Beach Tennis. A prática desse esporte oferece uma ótima maneira de afastar o cansaço, a ansiedade e a irritação.

Assim como a grande maioria dos esportes, quando jogado recreativamente o tênis de areia é uma atividade mentalmente estimulante e que requer concentração e atenção mental. Portanto, praticar essa atividade ajuda o seu corpo a produzir e liberar endorfina, que são hormônios amplamente conhecidos por entregar uma sensação de felicidade e bem-estar, diminuindo seus níveis de estresse.

10- Pode ser praticado em vários lugares;

Assim como diz seu nome, o Beach Tennis é um esporte que tem a sua origem na areia das praias e é onde deve ser jogado. É por isso que ele é mais conhecido e extremamente popular em regiões litorâneas dos países. Na prática, isso quer dizer que qualquer praia e local com areia pode ser o local ideal para a prática do seu treino ou de suas partidas.

Entretanto, estamos falando de um esporte bastante dinâmico e por isso a praia não é o único local que você pode jogar. Com a popularização do Beach Tennis também é possível encontrar locais apropriados para a sua prática em clubes, academias e parques que possuam essa modalidade, e até mesmo arenas dedicadas a esse esporte.

Treinamento de Beach Tennis - Clube Curitibano

Conclusão:

Agora que nós apresentamos algumas das principais razões e benefícios de se jogar Beach Tennis e tudo o que ele proporciona, esperamos que você esteja mais animado para dar uma chance para esse esporte que tanto cresce no Brasil e no mundo.

Mais do que só um esporte qualquer, o Beach Tennis é uma atividade física que envolve diversão, competitividade, sociabilidade e é para muitos um estilo de vida. Se você procura uma mudança nos seus hábitos, lembre-se que a prática de esportes é importante, e pode ser um grande pilar em sua vida, tanto pessoal quanto profissional.

Mas e aí, o que acharam dos benefícios da prática do Beach Tennis? Acha que ficou faltando algum? Já pratica essa modalidade? Se não, o que está esperando? Se você achou esse artigo útil, compartilhe com seus amigos e caso tenham dúvidas ou sugestões, nos deixe uma mensagem em nossa aba de comentários ou em nossas redes sociais!

Até a próxima, pessoal!

You might also like
Tags: , , , , , , , , , ,

More Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
× Como posso te ajudar?