20 erros que os jogadores de tênis precisam corrigir

É normal todo tenista cometer erros técnicos, ainda mais se não estiver sob os olhos de um treinador. Nesse artigo, iremos dar algumas dicas para você aumentar os cuidados ao executar posicionamentos e técnicas ao bater na bola.

Sem mais demora, aqui estão os 20 principais erros que os tenistas precisam corrigir. Se você quer aprender com um deles, vale a pena ler este post.



1) Nunca ache que a bola irá pra fora

Muitos tenistas assumem que a bola do adversário está indo muito longe. Eles param de se mover abruptamente e então a bola entra na quadra. Ao acontecer esta cena, é normal ouvir/falar: “Eu pensei que a bola estava indo um metro fora!”

No tênis, é prudente nunca assumir que a bola está indo fora, a menos que seja descaradamente óbvio. É melhor jogar a bola e acertá-la, mesmo que você ache que ela pode sair. Se você acertar na bola, ainda pode cantar o ponto “fora”. Mas se você não seguir o ponto e a bola entrar, você perdeu o ponto.

Corda Wilson Para Raquetes De Tênis | Bola De Tênis Delivery

2) Sempre leve o equipamento adequado

É comum ver tenistas que aparecem em partidas sem material adequado. Eles normalmente carregam apenas uma raquete debaixo do braço.

É sempre uma boa ideia aparecer em uma partida com tudo o que você precisa para ter o melhor desempenho. Pode ser custoso adquirir tudo o que você precisa, mas depois que o fizer, estará com tudo na sua raqueteira e pronto.

Se você é novo no tênis, esses são ótimos itens para guardar na sua bolsa: pelo menos duas raquetes, bonés, água, uma toalha, antivibrador, bolas de tênis, uma barrinha de energia e protetor solar.

Mostrar-se preparado significa que você esta levando a sério o esporte. Não é preciso muito, então aprenda a se preparar para todas as suas partidas e você jogará melhor por isso.

3) Nunca julgue um livro pela capa

Nunca julgue a aparência de alguém. Eu já vi jogadores estranhos e de aparência não muito comum terem os golpes mais extraordinários. Esses jogadores podem fazer coisas que eu só poderia sonhar.

Nunca assuma que você pode ganhar de alguém apenas na aparência. Sempre julgue pelo nível de jogo. O mesmo vale para jogadores com boa aparência.

Mostrar-se preparado significa que você está levando a sério o esporte. Não é preciso muito, então aprenda a se preparar para todas as suas partidas e você jogará melhor por isso.

4) Pratique como você joga

Um amigo meu, que era como um mentor para mim desde o início, sempre reiterou: “você deve praticar como joga”. Isso significa que você deve praticar tão duro quanto você joga.

Infelizmente, não vejo muitos jogadores seguindo esse conselho. Quando comecei a jogar tênis, eu treinava mais relaxado do que jogava (dando winners, curtas, aces). Mas eu percebi que, para evoluir nas minhas partidas, eu devia por em prática tudo que fazia nos treinos. Sem medo.

Na próxima vez que estiver na quadra treinando, seja intenso e concentrado. A prática é sua hora de melhorar, não de brincadeira.

5) Use a melhor corda e raquete que você encontrar

Sei que grandes jogadores podem dizer a você que qualquer raquete serve, mas para a maioria de nós, jogadores de clube, a raquete que você usa tem um enorme impacto no seu jogo. Muitos jogadores que conheço usam raquetes velhas com uma corda ruim de nylon.

Se você é um jogador de tênis que busca evoluir, precisa atualizar sua raquete e corda agora. Pode ser uma surpresa ouvir isso, mas você deve trocar as raquetes a cada 3-4 anos no máximo. A nova tecnologia de raquete é lançada todos os anos e, após um ou dois anos, as raquetes começam a perder o seu “pop”.

Deseja saber a maneira mais rápida de melhorar no tênis? Compre uma raquete nova e coloque boas cordas nela.

Se você não sabe qual raquete comprar, entre em contato conosco pelo Whatsapp (51) 98032-5500.

6) Foco no processo, não nos resultados

Não adianta criar expectativas para evoluir nesse esporte rapidamente. O Tênis é um esporte no qual a evolução é demorada, mas gratificante.

Frequentemente ao ajustar ou alterar a técnica de um jogador, não surpreendentemente, eles jogam pior por um tempo, pois leva tempo para se adaptar a novas mudanças. Percebemos que o jogador fica desanimado quando as novas alterações não funcionam imediatamente.

Nesse ponto, é que você deve se concentrar no processo, não nos resultados. Muitas vezes, pensamos que os resultados precisam ser conquistados o tempo todo, ou então algo de errado está ocorrendo. É assim que muitos de nós estamos programados para pensar.

Lembre-se de que, quando você estiver aprimorando ou aprendendo uma nova técnica no tênis, concentre-se no processo real (a técnica) e não em onde a bola está indo. Você vai melhorar muito mais rápido dessa maneira.

7) Saiba que nenhum jogador é imbatível

A maioria de vocês jogam partidas com diversos tenistas. Alguns desses jogadores você venceu todas as vezes. Outros jogadores vencem você o tempo todo. E contra alguns jogadores, é uma brincadeira sobre quem joga melhor naquele dia.

Para aqueles jogadores que sempre vencem você, nunca assuma que vai para a partida com a derrota, o resultado será evidente. É sensato pensar positivamente, construir um plano de jogo viável e tentar executá-lo.

Eu sempre tento me dar chance de ganhar. Você nunca sabe quando um oponente melhor pode estar num dia ruim

Ninguém é imbatível no tênis. Eu já vi jogadores ruins vencerem bons jogadores várias vezes na minha vida. Eles fizeram isso simplesmente superando-os e querendo mais. Sempre acredite em si mesmo e nunca desista na quadra.

8) Faça a contagem dos pontos sempre

Esta dica é muito importante quando você joga tênis. Se você não conhece a pontuação, pode facilmente dar um ou dois pontos ao seu oponente e, finalmente, o jogo e a partida.

Ao sacar, é sempre uma boa ideia dizer a pontuação em voz alta, para que seu oponente possa ouvi-la. Dessa forma, se ele contestar a pontuação após um ponto, você poderá dizer a ele que disse a pontuação antes de cada ponto.

Também ajuda a relembrar a pontuação quando seu oponente sacar dizer a pontuação para si mesmo. Nas partidas de treinos também é importante fazer a contagem. Crie o hábito de fazer a contagem sempre.

Se a quadra em que você estiver jogando tiver placar para acompanhar os jogos, use-os. Dessa forma, não há como contestar a pontuação da partida.

nguém é imbatível no tênis. Eu já vi jogadores ruins vencerem bons jogadores várias vezes na minha vida. Eles fizeram isso simplesmente superando-os e querendo mais. Sempre acredite em si mesmo e nunca desista na quadra.

9) Nunca discuta com trapaceiros

Uma coisa é quando seu adversário chama uma bola erroneamente por questão de milímetros, mas quando ela tem muitos centímetros ou mais, torna-se ridícula.

Eu digo que nunca discuta com trapaceiros porque você realmente não pode vencer. As Hienas do Tênis geralmente não mudam de lugar. Portanto, se um jogador é um trapaceiro, provavelmente ele sempre será um trapaceiro.

Isso não significa que eles o enganam em todas as jogadas – mas normalmente nas mais importantes que aparecem. Eu costumo abordar trapaceiros de duas maneiras.

Em vez de discutir, continue jogando, sabendo que pode vencê-los, apesar de algumas cantadas erradas de bola.

Se você argumenta com trapaceiros, geralmente acaba mal, sua cabeça sai do foco e alguém geralmente acaba saindo da quadra.

10) Não tente jogar como um profissional

Acredito que a maioria dos jogadores exagere porque vê o modo como os tenistas profissionais batem na bola e acham que deveriam jogar no mesmo ritmo.

Sim, a velocidade da raquete é importante. Mas se você não está gerando topspin suficiente devido à técnica inadequada ou qualquer que seja o caso, sua bola vai voar para a rede ou para fora da quadra.

A consistência é muito mais importante que a força.

Se você está colocando a  bola para fora repetidamente durante os pontos, tente se concentrar em trocar ao menos 5 bolas por ponto, seus erros não forçados irão diminuir fazendo seu adversário errar antes que você.

11) Evite jogar partidas ao mudar sua técnica

Quando você faz uma alteração na técnica, geralmente seu nível diminui por um período. Com a prática, você se acostumará à nova técnica e poderá até ser um jogador melhor após a mudança.

Uma coisa importante que aprendi desde o início é não jogar partidas no meio de grandes mudanças no seu jogo. Você vai recorrer ao que é confortável durante a partida e sabotar a nova técnica.

Ou, se você usar a nova técnica durante a partida e ela não funcionar bem (porque ainda não está enraizada na memória muscular), você pode acabar acreditando que é inutilizável e descartá-la prematuramente.

Se você fizer uma alteração geral no forehand, no backhand ou no saque, resolva todos os problemas no treino antes de iniciar uma partida. Quando estiver confortável com as mudanças, estará pronto para jogar.

12) Pratique o seu segundo saque mais do que qualquer outro golpe

É um clichê de tênis que você é tão bom quanto seu segundo saque. O segundo saque é aquele que dá mais problemas aos jogadores no geral.

Um segundo saque ruim também o deixa relutante em fazer um grande primeiro saque e coloca mais pressão sobre você. Então, por que não aprender uma técnica adequada para o segundo serviço e praticá-la religiosamente?

13) Treine com o melhor professor de tênis que você encontrar

Quando se trata de aprender o jogo de tênis, é essencial aprender com os melhores.

Se você aprender com um treinador ou um curso de tênis com uma técnica abaixo do ideal, todo o seu jogo poderá ser permanentemente falho. Você vai acabar com maus hábitos que terão que ser desfeitos meses ou anos depois. Confie em mim, você não quer isso.

Pergunte ao redor de tenistas e procure o melhor treinador em sua área. Se você não pode pagar aulas particulares ou não tem um ótimo treinador em sua área, as aulas de tênis online são sua próxima melhor opção. Vá ao paredão e aprimore suas técnicas aprendidas online.

14) Não jogue com os mesmos jogadores o tempo todo

Conheço muitos tenistas que jogam com as mesmas pessoas repetidamente. Isso é principalmente uma questão de conveniência e conforto.

Se você está procurando apenas um exercício ou gosta de estar perto das mesmas pessoas, ótimo. Mas se seu objetivo é melhorar o nível de tênis o mais rápido possível, é melhor procurar o maior número possível de jogadores.

O tênis é um esporte maravilhoso, porque não há dois jogadores iguais. Cada um traz um estilo diferente para a tabela que não pode ser replicado por mais ninguém no mundo.

Alguns jogadores batem forte, outros são mais consistentes. Alguns gostam de ir para a rede e outros a evitam como uma praga. Alguns jogadores têm grandes saques, alguns complicados e outros usam ótimo posicionamento.

Para atingir seu potencial de tênis, você precisa enfrentar o maior número possível de estilos.

15) Jogue mais partidas de duplas

Nos primeiros anos da minha vida no tênis, quase nunca jogava duplas. Eu adorava partidas de simples. Como resultado, meu jogo na dupla quase nunca melhorou.

Quando comecei a jogar tênis em uma praça pública, muitos dos jogadores gostavam de jogar duplas, então decidi participar. Além disso, eu estava ficando mais velho e as duplas pareciam inevitáveis. Além disso, eu realmente queria melhorar meu jogo na rede.

Depois de jogar alguns anos em duplas, meu jogo e minhas habilidades na rede evoluíram tremendamente. Isso me ajudou muito no meu jogo de simples também.

Eu recomendo que você jogue mais duplas, se ainda não tem o hábito. Encontre jogadores do seu nível ou acima e aproveite o jogo. Confie em mim: quando você joga com bons jogadores, a dupla é ainda mais divertida do que a simples!

Alguns meses depois de jogar, mesmo que você não pratique conscientemente seus voleios no treino, verá uma melhoria no seu jogo na rede. Dupla também ajuda no seu jogo de devolução, pois você precisa ser muito mais preciso com suas devoluções (cruzadas ou bem paralelas).

16) Vá devagar com você mesmo

O tênis tem técnicas que levam muito tempo para desenvolver. Com isso, quero dizer para não se repreender por erros e jogadas ruins. Vejo muitos jogadores do clube se xingando, jogando suas raquetes e exibindo uma linguagem corporal negativa após cometer erros.

Embora possa parecer bom, no momento, fazer um alívio do estresse, a longo prazo isso prejudica você e seu jogo. A melhor maneira de reagir após um golpe mal dado é permanecer neutro e apenas observar. Seja positivo sempre.

17) Entre para um clube de Tênis

Se você mora em qualquer cidade grande ou mesmo se não, muitas vezes há um clube de tênis em algum lugar a uma curta distância. Felizmente, tenho algumas opções de clubes localizados na minha cidade, a cerca de 15 minutos de carro em média.

Se você gosta de tênis e gosta de jogar, indico a se associar em algum clube. Muitos deles oferecem o “ranking” onde você pode conhecer novas pessoas e jogadores e jogar toda semana.

O mais importante é se divertir, se exercitar, e fazer novos amigos. No final, nenhum de nós está competindo por troféus de Grand Slam, então vitórias e derrotas realmente não importam.

18) Não subestime footwork (movimentação de pernas)

Eu já disse isso várias vezes, e vou dizer mais uma vez aqui: o trabalho com os pés e pernas é o aspecto mais importante do tênis. Se você não conseguir se preparar adequadamente para a bola, seu jogo será sempre uma luta.

Se você perguntar a Roger Federer e Andre Agassi a mesma pergunta (qual é o aspecto mais importante do tênis), os dois dirão a mesma coisa: movimentação. No entanto, quase não vejo jogadores de clubes trabalhando nisso!

Existem tantos exercícios de footwork que você pode praticar. Que tal escadas de agilidade, cones e mini obstáculos? Eu nunca vejo jogadores usando eles. Por quê? Porque é difícil.

Entendo que é preciso muito trabalho e suor para mover os pés. Mas o tênis é um esporte de corrida e exige um excelente trabalho de pés para jogar nos níveis mais altos.

Se você subestimar o trabalho de pés necessário para alcançar os níveis mais altos de tênis, nunca melhorará. E esse é o resultado final do trabalho com os pés. Disse o suficiente. Analise o trabalho de pernas dos jogadores profissionais e veja o quanto você precisa se preparar para rebater uma bola com spin, uma bola de slice ou uma bola reta e forte, é extremamente necessário movimentar-se rápido!

19) Prepare o golpe antes

Isso é o que afeta quase todos os jogadores iniciantes. Eu raramente vejo jogadores atingindo uma boa posição de esperar a bola. A maioria dos jogadores que eu vejo bate no último segundo. Esses jogadores tendem a errar e geralmente não conseguem ter consistência em seus golpes. 

Antecipe e prepare o golpe o mais cedo possível sempre, mexa suas pernas antes do jogador rebater sua bola e fique pronto para preparar o golpe assim que a bola sair da raquete do seu adversário.

20) Desconfie de conselhos técnicos de jogadores aleatórios

A maioria dos jogadores gosta de dar conselhos sobre como você deve jogar. Eles lhe dirão que sua empunhadura não está correta ou que você precisará alterar a terminação de seu golpe.

Mesmo jogadores de alto nível e experientes têm dificuldade em identificar erros e explicar a técnica. Por esses motivos, é melhor ignorar todos os conselhos técnicos e concentrar-se em fazer apenas o que o seu treinador disser.

Todo mundo tem uma opinião sobre como você deve jogar melhor. Os melhores atletas e jogadores do mundo ouvem apenas seus treinadores e eles mesmos. Então por que você não fará o mesmo?

You might also like
Tags: , , , , , , ,

More Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
× Como posso te ajudar?