Como jogar tênis igualmente a prática nos treinos

No tênis, assim como em quase todas as outras atividades de nossas vidas, somente a prática pode nos levar à perfeição. Para dominar um esporte tão incrivelmente complexo, é preciso praticar e praticar muito. Alguns treinadores e especialistas estimam que, para dominar por completo (do nível amador até o profissional superior) nosso querido esporte da bola amarela, você precisa completar pelo menos 10 mil horas de prática em quadra. Portanto, se você está pensando em melhor, trate de começar o quanto antes a treinar.

No entanto, nós da Casa do Tenista percebemos um problema frequente com nossos clientes e amigos. Se você já sentiu que durante os treinos seu desempenho estava excelente e seu jogo estava melhorando, mas quando chegava a hora de jogar para valer, seu rendimento caia e parecia que nada do que você treinou surtia efeito, é disso que estamos falando.

Nós sabemos como isso pode ser frustrante e provavelmente é natural se identificar com essa dificuldade. Em nossa equipe, todos já passaram por essa fase, não importando a ética de trabalho de cada um durante seus treinamentos, afinal esse é um dos desafios do nosso esporte. Quem nunca teve uma semana produtiva nos treinos e depois sofreu uma derrota pesada, onde nada dava certo? Pois é, mas você pode tentar evitar essa decepção.

Se você quiser jogar como pratica, precisará praticar como joga. Não entendeu? Tudo se resume a quanto e como você pratica. Durante uma partida oficial, você é exposto a fatores dos quais você não tem controle e não está acostumado, como nervosismo, estratégia, condições climática e adversários do qual você não conhece. Logo, você precisa praticar os aspectos táticos do jogo e tentar emular no treino essas sensações comuns de uma partida real.

Por isso, hoje daremos algumas dicas mais aprofundadas para que isso te ajude a identificar os motivos pelos quais você está tendo dificuldades com o seu desempenho durante as partidas e para que você possa corrigir essas questões através do seu treinamento.



Identificar o problema

De forma óbvia, recomendamos que o seu primeiro passo deve ser procurar por qual motivo você está tendo um desempenho inferior em suas partidas. Tente identificar o que está atrapalhando o seu rendimento e por qual motivo você não consegue imprimir em quadra a sua performance adquirida nos treinamentos. Isso pode estar acontecendo por diversos motivos variados, como nervosismo, ansiedade, uma baixa ética de trabalho, falta de treinamento tático ou até mesmo falta de preparação (mental e física) no pré-jogo, como aquecimentos e alongamentos. Identificar o motivo o ajudará a criar um plano de contingência para melhorar o seu jogo.

Ansiedade:

Uma das principais razões que atrapalham a performance das pessoas não só a jogar tênis, mas em muitas outras áreas da vida, é por estarem muito nervosas durante a prática das partidas. Nós criamos muitas expectativas em nossa mente, especialmente se temos praticado muito bem e queremos demonstrar essa evolução em quadra. O problema é que essa expectativa normalmente gera uma grande pressão para que isso realmente aconteça, deixando nosso corpo tenso. E quando isso acontece, nossos músculos tensionam e nossos pés se tornam pesados para se mover. E todos sabemos que uma parte fundamental do tênis é estar relaxado para poder se movimentar e jogar o seu melhor em quadra.

Além disso, caso essas expectativas não se concretizem, você será tomados pela sensação de frustração que te afetará negativamente. Enfrentei a ansiedade durante boa parte da minha vida e sei como isso pode te impedir de melhorar seu jogo no tênis. Você pode se esforçar para dizer para si e ao seu corpo que vai ficar tudo bem, mas seu cérebro ainda não irá acreditar 100% em você. Isso pode definitivamente ser um grande obstáculo, mas garantimos que se você seguir algumas das dicas que veremos a seguir, isso poderá te ajudar.

Muitos erros:

Você pode estar sentindo que comete muito mais erros quando joga do que quando pratica. E é muito provável que isso seja realmente verdade. Já que quando estamos treinando, o ritmo, a pressão e a exigência em quadra são menores. No entanto, errar muito mais durante as partidas é um problema que pode estar atrelado às questões anteriores ou o seu oponente está acertando golpes com os quais você não está acostumado a lidar.

Independente da razão, a principal questão é que você não pode se apegar demais a sua quantidade de erros. Você deve se manter calmo, esquecer o que passou e focar nos pontos a sua frente, pois quanto mais nos concentramos nos erros do passado, mais negativos nos tornamos e consequentemente mais erros futuros estaremos fadados a cometer.



Footwork ou habilidade com os pés:

Uma outra razão pelo qual você pode não estar jogando tão bem quanto gostaria é que você pode estar tendo dificuldades com seu footwork. Se você não sabe o que é isso, é basicamente a sua habilidade de movimentação com os seus pés e o quanto isso está influenciando no seu jogo. Se você não está acostumado a jogar muitas partidas, seu trabalho com os pés se baseará em como você pratica – o que é muito diferente do ritmo de uma partida real.

Durante uma partida, você geralmente está em condições diferentes e você precisa combinar o seu ritmo como do jogo. O problema é que, quando as coisas não estão funcionando bem, no tênis, tendemos a nos concentrar muito na parte superior do nosso corpo e para onde a bola está indo. Portanto, se seu trabalho com os pés não estiver funcionando bem, você pode estar se posicionando mal ou chegando atrasado nas bolas mais do que você está acostumado nos treinos.

Não sabe onde golpear

Um dos grandes desafios quando se está jogando – especialmente para os iniciantes – é saber para qual lado da quadra você deve golpear os seus golpes. Normalmente, quando você está praticando, você sabe exatamente o que deve fazer e onde deve acertar os tiros, mas quando está jogando uma partida, você tem muito mais liberdade e opções táticas para confundir ou dificultar o jogo do seu adversário.

Porém, junto dessa liberdade vem a necessidade de tomar decisões rápidas, em questão de segundos e se você não está acostumado com esse ritmo ou gosta de não ter um padrão tático internalizado em seu cérebro, isso pode se tornar um grande problema para saber o que fazer em quadra. Não manter um plano ou um padrão de jogo fará com que seus golpes estejam muito dependentes do seu improviso e no final do dia, se você estiver golpeando nos lugares errados, você sentirá que não está tendo um desempenho tão bom quanto deveria.

O que fazer para jogar como nos treinamentos

Os motivos que mencionamos acima não são, de forma alguma, os únicos pelos quais você pode não estar entregando tudo em quadra. São apenas os que vemos com maior frequência entre nossos colegas, clientes e parceiros. Esclarecido isso, sugerimos, que caso você não tenha se identificado com algum desses problemas e ainda não sabe o que o está impedindo de sua melhor forma, tente refletir após os seus treinamentos e partidas ou procure um treinador que possa ajudá-lo a encontrar essa problemática.

Depois de identificado o que está realmente ocorrendo, você pode seguir para as etapas práticas, onde começará a trabalhar para enfrentar isso.

Pratique como você joga:

Repetiremos essa frase: Caso você quiser jogar como pratica, você precisa praticar como joga. Ou seja, não fique fazendo apenas exercícios manuais achando que estará pronto para jogar uma partida de verdade. Primeiro, você precisa se acostumar com as situações de jogo, as diferentes variações de ritmo e golpes, além da movimentação e do trabalho com os pés exigidos em uma partida.

Uma dica importante para otimizar o seu jogo é incorporar diferentes tipos de situações de jogo em seus treinamentos. Peça ao seu treinador ou ajuda à um parceiro de treinamento para adicionar jogos básicos ou situações dinâmicas e reais de uma partida em sua prática. Faça exercícios como jogar contra o vento, estratégias de como jogar em uma situação de 30-40, exercício de tempo e você ficará muito melhor preparado.

Pense e visualize:

Todos sabemos que o lado mental do tênis é um dos mais importantes e que pode te separar entre o sucesso e o fracasso. Portanto, cuide de sua saúde mental, trabalhe nisso e você será beneficiado. Tente fazer terapia ou procure ajuda com um psicólogo caso esse seja o seu principal obstáculo.

Se você acha que está bem, pelo menos separe 10 minutos algumas vezes por semana para pensar no seu lado mental e tente trabalhar nisso. Antes de jogar, mantenha se concentrado, pense em situações tranquilas e em sua evolução ao longo dos anos. Depois feche os olhos e tente se visualizar jogando a próxima partida. Isso o ajudará a se acalmar caso o nervosismo esteja lhe incomodando e pode servir como motivação para seguir em frente, agindo diferente.



Pratique e jogue mais:

Como afirmamos no início do texto, não há nada que o ajude a evoluir e a jogar em alto nível do que a prática. Portanto, jogue mais e mais e continue treinando. Mesmo que você se sinta frustrado ou desanimado no início, não desista. Continue em frente treinando e participando de competições. Com o tempo, você aprenderá muito sobre o seu próprio jogo e começará a se sentir mais confortável em quadra.

Tente também se divertir. Afinal o tênis é uma paixão e para muitos uma profissão, mas transformar esse esporte tão incrível em uma obrigação irá certamente frustrá-lo até que você não consiga mais sentir a alegria de estar em quadra competindo e sentindo a adrenalina entre ganhar ou perder. Treine para o seu melhor, mas saiba perder sem transformar a derrota em um obstáculo à sua evolução.

Pensamentos Finais

Existem vários motivos pelos quais você pode não ser capaz de jogar tão bem quanto pratica, mas a boa notícia é que você pode realmente superar qualquer um desses problemas. Seja por se sentir muito nervoso, cometendo muitos erros ou como se simplesmente não soubesse o que fazer em quadra. É possível superar essas barreiras com muito trabalho em quadra e seguindo as dicas que mencionamos neste artigo. Caso o problema continue, procure a ajuda de um profissional que possa auxilia-lo a enfrentar essas questões. E é claro, jogue bastante e se divirta em quadra!

You might also like
Tags: , , , , , , , , , ,

More Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
× Como posso te ajudar?