Daniil Medvedev é o novo número 1 do mundo

Ele conseguiu! Após a derrota de Novak Djokovic para o tcheco Jiri Vesely no torneio de Dubai, Daniil Medvedev está garantido como o novo número 1 do mundo no ranking da ATP quando este for atualizado na próxima segunda-feira.

O russo agora se tornará o primeiro tenista masculino de fora do “Big Four” – grupo composto por Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic e Andy Murray – a alcançar o topo do ranking desde o norte-americano Andy Roddick em 2004. Foram exatas 931 semanas em que um número 1 do mundo era um desses 4 tenistas e Medvedev será o primeiro da nova geração a conseguir destronar o maior grupo da história da modalidade.

Com essa grande conquista, ele se tornou o 27º tenista diferente a ocupar o posto de melhor do mundo e também cumpriu as expectativas ao redor de todo o seu potencial realizando o sonho de quando ainda era um tenista júnior.



A caminhada:

Como havíamos abordado em nosso artigo “Daniil Medvedev, o futuro número 1 do mundo?“, dizer que Daniil iria alcançar o topo não era exatamente uma previsão tão difícil de ser feita, já que o atleta de 26 anos já se mostrava como um dos tenistas mais amadurecidos da nova geração e uma força suficiente grande para enfrentar e incomodar os gigantes do “Big Three“.

Desde 2019 quando entrou pela primeira vez no Top 10, o russo nunca mais saiu e seguiu escalando posição à posição até se firmar como o número 2 atrás de Djokovic. Ao longo desse período foram várias finais no circuito ATP, diverso títulos e quatro finais de Majors. Nas duas primeiras oportunidades, ele acabou batendo na trave: primeiro foi derrotado por Rafael Nadal no US Open de 2019 e depois por Nole no Australian Open do ano passado.

9 curiosidades sobre o vencedor russo do US Open 2021, Daniil Medvedev -  Russia Beyond BR

A busca pelo primeiro título de Slam continuou e valeu todo o esforço. Ainda em 2021, teve sua revanche contra o sérvio em sua segunda final de US Open e não só conquistou o tão aguardado título como também impediu seu adversário de concluir o Calendar Slam, que é quando um tenista vence todos os quatro Grand Slams no mesmo ano — um dos recordes mais difíceis de serem estabelecidos e um feito que faria história no tênis.

Mês passado, Medvedev chegou embalado para a campanha do Australian Open, que não contou com a presença de Djokovic — deportado por não ter cumprido com as exigências estipulados pelo governo australiano — e era tido como o favorito à conquista da competição. No entanto, acabou perdendo na final em uma virada histórica e surpreendente para Rafael Nadal.

Como foi:

Se enfrentando em uma batalha indireta pela primeira posição, Novak Djokovic no ATP 500 de Dubai e Daniil Medvedev no Mexican Open, o sérvio precisava terminar o torneio com um resultado melhor do que seu rival para confirmar a manutenção de sua posição no topo do ranking.

Com o russo já classificado para as quartas de final de sua respectiva competição, tudo o que Nole tinha de fazer era derrotar seu adversário Jiri Vesely nesta quarta-feira para garantir uma vaga na semifinal do evento e jogar a pressão para o outro lado.

Portanto para o sérvio, uma derrota representava que ele não conseguiria manter pontos suficientes para se manter no topo e perderia sua posição de número 1 do ranking para Medvedev. No entanto, seu adversário era apenas o número 123 do ranking e todas as análises botavam Novak como o grande favorito do encontro.


Mas contrariando a previsão de praticamente o mundo inteiro, não foi o que aconteceu. O tenista da República Tcheca surpreendeu o melhor tenista do mundo com uma vitória em dois sets (6/4 e 7/6) e indiretamente ajudou Medvedev a conseguir o feito.

Depois de ter feito sua estreia em Acapulco, o russo elevou seu repertório nessa temporada para 12 vitórias e 2 derrotas e se prepara para no próximo final de semana protagonizar uma reedição da final do Australian Open contra Rafael Nadal na semifinal do Aberto mexicano, porém dessa vez sendo oficialmente considerado o melhor tenista do mundo.

You might also like
Tags: , , , , , , , , , , , ,

More Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
× Como posso te ajudar?