Dicas para cuidar e prolongar a vida útil de sua raquete

O tênis é um esporte extremamente competitivo focado em habilidade, força, estratégia, resistência física, mental e muito treinamento. Mas para além do nosso corpo, também é necessário ter em mãos um equipamento de qualidade, que você possa confiar e que irá trabalhar ofuscando/escondendo suas desvantagens e elevar os seus atributos positivos.

Dentre esses equipamentos, obviamente a raquete deve ser a melhor amiga do tenista. É ela que estará 100% do tempo em quadra com você, seja nos momentos de treinamento, nas horas de lazer ou durante as duras competições. A escolha da raquete é uma das questões que mais geram dúvidas e os jogadores podem levar a horas pesquisando sobre qual modelo é o melhor para determinado nível ou estilo de jogo.

No entanto, embora encontrar a raquete perfeita é uma sensação dos sonhos para todos os tenistas, é importante lembrar que isso não é o suficiente e é preciso considerar como serão os cuidados que você precisará ter para manter essa sua nova aquisição. Você por acaso já pensou onde irá guardá-la após o uso ou como evitar danos? Como irá transportá-la até o seu clube ou local de treinamento?



Essas perguntas podem parecer preocupações mínimas, mas são de extrema importância, pois cuidar da “saúde” da sua raquete pode evitar “tragédias” e garantir mais alguns anos de vida ao seu equipamento.

Pode parecer exagerado e até mesmo estranho falar em “cuidados e saúde da raquete”, no entanto essa é sim uma preocupação que você deve ficar atento. A sua raquete é o objeto que possui maior custo dentre os seus equipamentos e se você é um amante do tênis, sabe que ela também pode ser danificada facilmente.

Portanto, listaremos no artigo de hoje alguns dicas e cuidados simples que você poderá tomar para proteger, evitar estragos e prolongar a vida de suas raquetes.

1) Compre raquetes e equipamentos de qualidade;

Inevitavelmente tudo começa na escolha e na compra de um produto de alta qualidade. Isso porque a durabilidade da raquete está diretamente interligada à qualidade dos materiais e das tecnologias utilizadas na construção estrutural do equipamento. Isso irá influenciar o que quanto ela irá aguentar o impacto do uso com frequência e também elevará o seu rendimento e performance em quadra.

É inegável que raquetes de alta qualidade possuem maior chance de durarem mais. Isso não quer dizer que uma raquete mais econômica e com menos tecnologias não pode durar por longos períodos. Devemos lembrar que muito da durabilidade está atrelada às atividades realizadas com o objeto e aos cuidados tomados por seu usuário.

No entanto, raquetes de alta qualidade podem fazer maravilhas para melhorar o seu jogo, pois elas são construídas com os melhores materiais e tecnologias disponíveis no mercado e também ajudam muito na prevenção de lesões relacionadas à prática do tênis.

Nesse momento, você deve estar pensando: “Como eu posso encontrar a raquete perfeita?”. Como essa questão não é o foco principal do nosso texto, deixaremos listados abaixo alguns dos nossos artigos onde damos dicas sobre:

Além disso, deixaremos as páginas das principais marcas de raquetes de tênis em nossa loja online da Casa do Tenista para que vocês possam pesquisar todos os modelos e especificações de raquetes dessas empresas. São elas: Babolat, Head, Wilson, Yonex e Tecnifibre.

2) Local de transporte e armazenamento;

A segunda dica da lista é encontre um local de armazenamento bom para guardar sua raquete. Isso é fundamental, pois manter a raquete em um lugar inadequado pode afetá-la negativamente e propiciar a diminuição de sua durabilidade e vida útil.

Por exemplo, Uma das piores coisas que você pode fazer com usa raquete é deixa-la dentro do carro depois de uma partida. Isso porque altas temperaturas podem estragar o cabo, deformar a estrutura da raquete, afrouxar e afetar a tensão das cordas. É por isso que também é recomendado que as raquetes não sejam deixadas à exposição do sol por longas durações. No outro extremo, temperaturas muito frias também prejudicam a resistência das corda.

O melhor lugar para guardar a sua raquete em casa é em um quarto com temperatura ambiente, longe do sol e de umidade. Além disso, evite colocar mochilas, bolsas, caixas ou outros objetos pesados em cima do seu equipamento, pois isso também pode danificar a raquete.

Além disso, avalie a possibilidade de comprar uma raqueteira ou uma bolsa específica para o transporte de raquetes. Encontrar a mochila perfeita pode ter um impacto significativo na durabilidade do seu equipamento e não é recomendado que você coloque e transporte esse objeto dentro de uma mochila casual, que não está preparada para esse tipo de armazenamento, junto com o restante de suas roupas.

A umidade causada pelas roupas suadas será prejudicial e calçados, chaves e outros objetos podem danificar o seu equipamento. Portanto, nós recomendamos que você compre uma mochila bem acolchoada ou uma raqueteira que oferece o suporte adequado para armazenar a sua raquete.

3) Troque as cordas da raquete quando elas estiverem se desgastando;

As cordas de uma raquete de tênis são fundamentais e oferecem impacto direto no seu desempenho em quadra. Por isso é fundamental cuidar da manutenção delas para conseguir garantir os melhores resultados. Como abordamos em nosso artigo “Como saber quando devo trocar as cordas da minha raquete?“, as cordas podem se desgastar por diversos fatores diferentes e existem alguns sinais que podem indicar que elas estão sofrendo com o fim de sua vida útil e já não conseguem mais entregar a mesma qualidade de quando estavam novas.

De fato, as cordas são as partes mais frágeis de uma raquete e que possuem maior risco de serem danificadas. Dependendo do seu estilo e nível de jogo, arrebentar ou estragar uma corda pode ser um ato que irá ocorrer com certa regularidade. Por isso é importante que você esteja atento à qualidade do produto utilizado e também consiga perceber quando as suas cordas estão afrouxando e perdendo suas propriedades.

Sendo assim, substituí-las por um novo jogo de cordas e um novo encordoamento pelo menos uma ou duas vezes ao ano é outro cuidado simples que você deve ter em mente e que irá ajudar na manutenção do seu equipamento.

What Tension Should You String Your Tennis Racquet At? - peRFect Tennis

4) Escolha um overgrip adequado;

Os overgrips também são um aspecto importante de uma raquete de tênis, e usá-los é essencial para melhorar a sua performance e o seu resultado. Isso principalmente porque a transpiração das nossas mãos durante as partidas é bastante comum, e se elas estiverem suando muito, o uso de um overgrip que possa funcionar como absorvente pode ser o diferencial para prevenir que a sua raquete escorregue de sua mão e sofra uma queda que possa danificá-la.

Sempre escolha o overgrip de acordo com o tamanho da empunhadura e do cabo de sua raquete, evitando com que ele fique nem muito fino, nem muito grosso. Caso você tenha dúvidas sobre isso, sugerimos que leia o nosso artigo “Como escolher o seu Overgrip“.

Além disso, o suor afeta a aderência da raquete e pode resultar em um cheiro de mofo no cabo do seu equipamento. Também é importante ter em mente que os overgrips podem se desgastar com o uso frequente e quando isso acontece você fica vulnerável a torcer o pulso, o que pode provocar dores e lesões nos braços. Portanto, evite guardar sua raquete diretamente na bolsa ou na mochila logo após uma longa sessão, optando por deixá-la um tempo descansando para que ela consiga secar.

Conclusão:

A raquete é parte fundamental do jogo de Tênis e cuidar bem dela é tão importante quanto qualquer outro aspecto do seu jogo. Afinal, você não quer que sua melhor amiga quebre antes ou durante uma partida importante.

Além disso, você provavelmente passou horas pesquisando e comparando dezenas de modelos diferentes até encontrar o equipamento perfeito para o seu estilo de jogo. Perder a sua companheira tão simbólica e de tantos momentos por conta de descuidos pode ser bastante frustrante.

Esperamos que as dicas desse texto ajudem na manutenção e na durabilidade de sua raquete para que ela possa continuar brilhando por muito mais tempo em quadra. Lembramos que qualquer dúvida, estamos à disposição em nossos canais de contato, como em nossas redes sociais, em nosso telefone de atendimento: (51) 3093-1610 ou no Whatsapp: (51) 98032-5500.

Até a próxima, pessoal!

You might also like
Tags: , , , , , , , , , ,

More Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
× Como posso te ajudar?