Por que os tenistas comem bananas durante as partidas?

Grande parte dos tenistas profissionais e grandes estrelas do esporte possuem rituais bastante peculiares e às vezes muito particulares. Se você está acostumado a acompanhar as grandes competições, já deve ter observado os hábitos excêntricos de Rafael Nadal: a forma como ele arruma a roupa e o cabelo antes de cada ponto ou sua mania de alinhar as garrafas de água de maneira impecável. Talvez você já tenha visto como Novak Djokovic quica a bola por várias vezes no chão ou como Maria Sharapova virava de costas para suas adversárias antes de sacar.

O fato é: muitos tenistas desenvolvem rituais particulares em quadra antes de suas partidas e até treinamentos. No entanto, alguns rituais são compartilhados e podemos ver vários profissionais diferentes repetindo a mesma ação. Um desses rituais está na alimentação. Quem nunca viu um tenista comendo bananas durante o intervalos de suas partidas. Nosso Gustavo Kuerten, o Guga, ficou amplamente conhecido como um dos atletas que mais consumiam a fruta em quadra e em entrevistas ele afirmou que além da questão física, esse momento garantia também uma pausa para sua concentração no jogo.

Mas muitas pessoas ainda acham que este é apenas um ritual sem muitos motivos que acabou se popularizando. Entretanto, existe sim questões científicas por trás dessa escolha de “lanche” e por qual motivo as bananas são adicionadas à dieta dos tenistas em quadra. E vamos falar um pouco desses motivos a seguir:



1) Bananas são uma grande fonte de Carboidratos:

Durante as partidas de tênis, os jogadores gastam muita energia se movimentando em quadra de um lado para o outro e precisam repor essa energia de alguma forma. A maneira mais fácil de se conseguir isso é comendo carboidratos. Isso por que ele é o tipo de nutriente que o nosso corpo consegue transformar em energia mais rápido. Alimentos ricos em proteínas, não são boas opções, pois não são transformados com facilidade e alimentos ricos em gordura demoram demais para serem convertidos e também para serem digeridos, possivelmente causando indigestão.

Dentro da categoria de alimentos ricos em carboidratos, há uma distinção importante entre alimentos de baixo índice glicêmico e alimentos de alto índice de glicemia. A pontuação que um alimento recebe no Índice Glicêmico reflete a rapidez com que o alimento pode ser absorvido pelo corpo e transformado em energia. O IG é medido entre 0 – 100, e alimentos com classificação acima de 60 são considerados altos (energia muito rápida), enquanto alimentos com pontuações mais baixas são considerados como fornecendo energia mais longa e estável.

As bananas não são apenas ricas em carboidratos, mas atingem 51 no Índice Glicêmico, o que significa que apresentam um bom equilíbrio entre a rápida absorção e a energia de longa duração. As bananas são um alimento muito equilibrado, e esta é uma das principais razões pelas quais os jogadores de tênis as escolhem como parte de sua dieta.

2) É um lanche natural e repleto de Vitaminas

A segunda razão para as bananas serem o lanche preferido dos tenistas é que elas são frutas que possuem um alto teor de vitaminas. Se você é um atleta profissional, o seu corpo é o seu “objeto de trabalho” e precisa ser tratado com o maior cuidado possível. Portanto, manter uma dieta de alimentação saudável e balanceada, comendo alimentos naturais ao invés de processados é uma ação imprescindível para manter a saúde do seu corpo e o seu rendimento em quadra.

Nesse ponto, as bananas possuem vitaminas B6 e C, além de vários minerais diferentes como potássio, cobre, magnésio e manganês. E embora essas vitaminas e minerais possam ser tecnicamente obtidos a partir de suplementos, é muito melhor obtê-los através de fontes naturais.

3) São uma grande fonte de Potássio

Uma das grandes qualidades características das bananas é que elas são cheias de potássio. Potássio para quem não sabe, é um mineral extremamente importante para o nosso corpo, e nesse caso, para os tenistas, pois é ele que ajuda a prevenir e combater as cãibras durante as longas e cansativas partidas.

Em quadra, os jogadores perdem uma grande quantidade de água e eletrólitos através do suor, o que pode levar à desidratação e à cãibras musculares, caso o esforço seja suficiente maior do que o corpo do atleta está acostumado. Todos sabemos como cãibras são extremamente desconfortáveis e dolorosas prejudicando gravemente à movimentação e o desempenho dos atletas em quadra.

Existem outras opções de alimentos que possuem grande quantidade de potássio, como por exemplo: água de coco, abacate, melancia e romã. No entanto, as bananas são as queridinhas dos atletas por serem mais práticas, o que nos leva ao próximo motivo.



4) É um alimento rápido e fácil de comer

Por fim, uma das qualidades mais atraentes das bananas para nós, jogadores de tênis é que elas são um lanche rápido e fácil. São simples de armazenar, não precisam de um preparo, são extremamente baratas e suas cascas são como uma “embalagem natural”. Toda essa praticidade faz com que as bananas sejam o lanche perfeito para os tenistas comerem nos intervalos, já que basta só dar uma ou duas mordidas e guardá-las para a próxima troca de lado.

Geralmente as trocas demoram apenas 90 segundos, que é o tempo que os jogadores têm para beber, descansar e comer algum lanche. É um intervalo apertado, mas suficiente. Tendo que se concentrar e repor as energias, sem tempo de sobra, é natural que as bananas se tornassem um lanche tão útil para os tenistas.

Mas as bananas são comprovadamente o melhor lanche para um tenista?

A resposta a essa pergunta é relativa. As bananas eram o lanche preferido da maioria dos jogadores profissionais, no entanto com o avanço dos anos e das tecnologias, alguns atletas começaram a se alimentar com suplementos e barras de energia específicos que possuem o objetivo de fornecer todos os nutrientes necessários que eles precisam.

Ao participar de torneios de nível mundial nos circuitos ATP e WTA, os jogadores precisam maximizar as suas vantagens da melhor maneira que puderem. E com essa evolução, a nutrição e alimentação também são afetadas, já que hoje em dia, os atletas possuem meios mais avançados de determinar suas deficiências e podem buscar soluções em suplementos que se adaptem as suas próprias necessidades nutricionais ao invés de recorrer as convencionais bananas.

No entanto. esses suplementos exigem um acompanhamento médico e um relevante investimento financeiro, que obviamente é bem mais acessível para os atletas de topo. Para jogadores de níveis inferiores ou recreativos, as bananas ainda são a melhor opção do cardápio para as partidas e treinos, especialmente para aquelas que duram mais do que o normal. Se você está procurando alguma forma de repor suas energias durante a prática, pode ir sem erro nas nossas amigas bananas.

You might also like
Tags: , , , , , , , ,

More Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
× Como posso te ajudar?