Quais os principais benefícios à saúde jogando Tênis

Existem dezenas de motivos para a prática do tênis. Isso porque estamos falando de um esporte que pode fazer parte do seu lazer jogando com sua família, filhos e amigos de maneira mais despreocupada, assim como pode ser jogado de forma competitiva, passando por uma rotina de treinamentos, participação em torneios recreativos, etc.

Além disso, o tênis é um esporte excelente para a manutenção de sua saúde física, trabalhando sua aptidão, força, agilidade, músculos e respiração de maneira muito acima do que outros esportes mais convencionais conseguem construir.

Para questão de comparação, outras atividades mais tradicionais para a queima de calorias como corrida, natação e ciclismo possuem efeitos bem semelhantes com apenas algumas horas de prática em uma quadra de tênis. Por exemplo, durante uma partida de uma hora de duração, o ser humano é capaz de queimar entre 400 e 600 calorias.



Além de estimular o cérebro por conta dos movimentos rápidos e que exigem coordenação motora, esse esporte também desafia mentalmente o reforço do seu lado psicológico e fisicamente te força a trabalhar os movimentos de pernas, braços, costas e abdome, por exemplo.

Como já mencionamos, praticar tênis provoca dezenas de benefícios para o nosso corpo e por isso, hoje vamos listar alguns desses principais benefícios à saúde causados pela prática desse esporte que tanto amamos.

Se você já costuma frequentar às quadras, já deve ter percebido os efeitos dos exercícios em seu corpo, mas se você está em dúvidas se vale ou não a pena começar a praticar tênis, fique conosco pois quem sabe essas vantagens poderão ser o suficiente para lhe convencer!

1. Melhora a saúde das Articulações:

O tênis desempenha um papel significativo na manutenção e melhoria da condição das articulações. Como a movimentação da bola é direcionada para todas as partes da quadra, seja no fundo, na diagonal ou nas laterais, os jogadores precisam se movimentar bastante e de maneira muito rápida de forma a tentar rebatê-la para o outro lado.

Toda essa deslocação exige bastante esforço físico e exercita os músculos e as articulações do nosso corpo. Dessa forma, as articulações são tensionadas em conjunto pela movimentação dos membros, melhorando a mobilidade do praticante e reduzindo a possibilidade de doenças associadas à ociosidade, como artrose nos cotovelos e joelhos.

2. Melhora a saúde do Coração:

É mais do que conhecido que praticar esportes pode reduzir o risco de doenças cardíacas como derrames e ataques cardíacos, além de ajudar a manter um coração saudável.

O tênis não foge à regra. Sua prática queima bastante gordura corporal, aumenta a frequência cardíaca e desenvolve no praticante a habilidade de ter mais fôlego e energia por consequência do treinamento de sprints curtos e anaeróbicos.

Portanto se você joga tênis, lembre-se que a prática de uma ou duas horas por dia em intervalos, pode ajudar na sua saúde a prevenir doenças cardíacas.

3. Melhora a saúde dos Ossos:

Se você tem menos de 30 anos, praticar tênis pode ajudar a maximizar o nível de sua densidade óssea. Da mesma forma, se você possuir mais de 35 anos, jogar tênis pode ajudar a reduzir a perda dessa densidade e dessa resistência.

Mas afinal de contas, o que é isso? A densidade óssea é a quantidade de mineral ósseo (cálcio) presente na construção dos nossos ossos. Uma pessoa saudável normalmente atinge o seu limite máximo de de massa óssea por volta dos 30 aos 35 anos. Depois disso, nossos ossos passam a enfraquecer naturalmente.

Portanto, uma medição baixa dessa densidade pode indicar que os nossos ossos estão mais fragilizados e dessa maneira possuem maior probabilidade de fraturas. E é aí que o tênis entra. Ele fortalece a resistência dos ossos, maximizando o potencial de densidade nos mais jovens e reduzindo a perda dessa resistência nos praticantes mais velhos.

As principais lesões no tênis · Revista TÊNIS

4. Melhora os seus Reflexos:

De forma simplificada, o tênis melhora a coordenação corporal, o que consequentemente também melhora os reflexos do nosso corpo. Isso porque diferentes partes do mesmo são necessárias e estão completamente ativas durante a prática do tênis.

Por ser um esporte muito exigente fisicamente, nossos corpos – principalmente cérebro e membros – precisam evoluir e se desenvolver para melhorar esses reflexos de maneira que o nosso tempo de resposta seja muito rápido.

Por exemplo, assim que o nosso cérebro decide para onde se mover e bater na bola, os membros devem desenvolver uma resposta rápida e simultânea para conseguir acompanhar o seu próprio movimento e os do seu adversário. Por isso, ter uma boa coordenação motora é de extrema importância se você pretende melhorar sua performance e o seu rendimento em quadra.

5. Melhora a capacidade Aeróbica, Anaeróbica e a sua energia:

O tênis aumenta a ingestão de oxigênio e o fornecimento dele à todos os músculos do nosso corpo, melhorando assim o nosso desempenho e reduzindo a taxa de fadiga muscular. Essa elevação das taxas de oxigênio também ampliam a frequência cardíaca e melhoram o fluxo sanguíneo para os músculos em todo o corpo.

Através do envolvimento em atividades aeróbicas, uma das maneiras de melhorar a resistência do corpo é jogando tênis. A prática desse esporte contribui para esse impulso, melhorando a nossa capacidade de energia e de realizar outras tarefas. Isso porque a atividade envolve diversas partes do corpo e fortalece os tendões nos músculos, como mencionamos acima.

Quanto maior a capacidade de utilização otimizada de oxigênio, melhor será o desempenho dos músculos e consequentemente você terá mais resistência até chegar de fato à fadiga.

6. Fortalece o nosso cérebro:

A prática frequente do tênis pode não só melhorar a nossa capacidade mental na hora de traçar o melhor plano de partida, pensar taticamente, manter a concentração e desenvolver uma resposta rápida às estratégias do adversário, como também pode melhorar a nossa capacidade de coordenação motora, memória e nossas habilidades sociais na convivência em um grupo social.

No Tênis, em diversos momentos em quadra (e também fora dela) é preciso ser criativo nas jogadas, traçar rotas e estratégias táticas sobre qual o melhor caminho para maximizar suas chances de vitória, além de ser um esporte que exige bastante agilidade e coordenação com o nosso corpo.

E embora seja mais conhecido pela exigência física, o tênis também é um grande jogo mental como um tabuleiro de xadrez. Dito isso é preciso entender e ter uma ideia de como os tenistas de nível profissional e até mesmo intermediário devem desenvolver uma mentalidade muito forte e bem trabalhada para enfrentar os desafios do cenário de competições.

Agitated Novak Djokovic suggests solution to US Open heat problem

7. É o esporte perfeito para se perder peso:

O tênis é um dos esportes mais desafiadores fisicamente e se você pretende jogá-lo de forma consistente, pode ter a certeza de que perderá alguns quilos indesejados e irá tonificar o seu corpo. Jogar uma partida de simples é considerada uma atividade de alta queima de calorias, mas até mesmo o jogo de duplas pode ajudá-lo a eliminar gorduras extras em seu corpo.

Normalmente uma pessoa pesando cerca de 70 quilos em uma hora de partida simples consegue queimar por volta de 500 calorias. Enquanto uma pessoa com 85 kg pode chegar a queimar até mais do que 600 calorias, isso porque quanto mais peso você tiver, mais calorias serão queimadas durante os exercícios.

Mas fica aqui o alerta, tenha sempre cuidado com o nível de intensidade da atividade que será realizada. Não exagere e ultrapasse os limites do seu corpo de maneira brusca, pois o ideal é ir desenvolvendo suas habilidades de maneira gradual. Recomendamos que procure um clube ou um treinador particular que possa lhe orientar na hora dos exercícios.

8. Melhora a Flexibilidade do corpo:

Jogar tênis exige que o nosso corpo esteja cooperando à todo momento. Os pés são responsáveis ​​pelo posicionamento necessário em quadra e as mãos e braços são responsáveis ​​por segurar a raquete de maneira adequada para golpear a bola. Enquanto o tronco e as pernas fornecem a força essencial para rebatê-la e mandá-la por cima da rede.

Cada um desses movimentos e componentes são aplicados dezenas e centenas de vezes ao longo das partidas e requerem coordenação, equilíbrio e flexibilidade. Dessa forma, a flexibilidade oferece uma maior amplitude de movimentação e, portanto, é um aspecto muito importante do jogo já que o nosso corpo precisa cobrir uma ampla gama de movimentos. A flexibilidade também auxilia na prevenção de lesões e até reduz a tensão muscular.

9. Melhora sua autoestima e motivação:

Como o tênis é um esporte de competição e enfrentamento direto contra adversários, ele beneficia aqueles que possuem um grande apetite por vencer. Sempre que uma competição termina e um atleta ou mais atletas prevalecem, os vencedores ficam muito motivados a realizar as demais tarefas com o mesmo nível de precisão que precisaram e conseguiram emplacar para vencer seus jogos. Isso melhora muito o funcionamento do nosso corpo.

Vencer uma partida ou competição de tênis também desenvolve uma autoestima positiva e, portanto, facilita a realização de várias tarefas que parecem difíceis de executar. Além disso, quando você está confiante, isso lhe dá emoções e pensamentos positivos fazendo com que seja mais fácil se concentrar e o leva a definir metas mais desafiadoras.

Sua autoconfiança aumenta sua perseverança e esforço, influencia suas decisões, como você escolhe seus golpes e faz com que você se sinta mais otimista e realista.

Wimbledon 2015 - Derek Laud: Serena Williams' pursuit of sixth title is not  lost in translation | The Independent | The Independent

Conclusão:

Se com este artigo, você ficou interessado em praticar esse esporte fantástico, fique sabendo de algumas coisas. O tênis pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, sejam crianças (a partir dos 3/4 anos) até idosos (60+), mas é preciso atenção em alguns detalhes, como a escolha dos equipamentos (calçados e raquetes, principalmente) e potenciais lesões prévias, como problemas nos joelhos, ombros ou cotovelos que atrapalhem as atividades. Nesses casos, procure um médico ortopedista antes de começar a praticar.

Praticar esportes como o tênis, que envolve o constante uso do nosso corpo, assim como da nossa mente, pode trazer diversos benefícios consideráveis à nossa saúde. Embora a prática dessa atividade não vai afetar à curto prazo o seu dia a dia, ela tem potencial para influenciar o seu desempenho em diferentes aspectos da sua vida.

Pode ser o primeiro passo para que você se torne uma pessoa mais ativa e saudável, assim como uma pessoa mais otimista, centrada e motivada e pode ser o que falta para garantir uma ótima melhoria no bem-estar e na saúde mental de muitas pessoas.

You might also like
Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

More Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
× Como posso te ajudar?