Qual a diferença entre usar um calçado convencional e um específico para o Tênis?

É bastante comum que muitos dos nossos clientes entrem em contato perguntando se devem trocar seus tênis convencionais por um calçado específico para a prática do esporte ou se podem continuar utilizando os famosos tênis convencionais de caminhada ou de academia sem grandes problemas.

Em primeiro lugar, esse tipo de calçado pode sim ser utilizado caso você ainda não possua um equipamento apropriado ou se você está começando a praticar o esporte e ainda não tem a certeza se esse exercício se tornará uma prática importante no seu dia a dia. No entanto, caso você seja um tenista frequente, que passa horas em quadra durante a semana, saiba que um calçado apropriado fará uma diferença gigantesca no seu desempenho.



Como sabemos, no jogo de tênis existem quadras com superfícies diferentes onde cada uma delas possui suas próprias características e peculiaridades. Como resultado, existem calçados específicos para cada uma dessas superfícies e que terão muita influencia na maneira como você se move, afetando positivamente o seu jogo. Por isso, hoje vamos tentar explicar como

Principais diferenças:

A primeira diferença está na construção do produto. Os calçados projetados para a prática do tênis são feitos para que os seus movimentos de deslocamento de um lado para o outro possam acompanhar o alto impacto e o ritmo do jogo. Do outro lado, os tênis convencionais atingem mais baixo no osso do tornozelo, dando menos estabilidade e consequentemente abrem mais espaço para lesões.

Outra grande diferença que pode ser visualizada está no tipo de material utilizado na confecção dos calçados. Os tênis específicos para as quadras possuem tecnologias superiores em sua construção que aperfeiçoam sua capacidade de aderência, providenciam maior suporte e como já mencionamos, melhoram a sua movimentação. Por exemplo, a Michelin – empresa mundialmente famosa pela produção de pneus – teve durante muitos anos uma parceria com a Babolat para a criação do que seria o calçado de tênis perfeito para o esporte.

Ao utilizar a mesma borracha presente nos pneus de carros em seus calçados, a Babolat conseguiu confeccionar um tênis que possuía um material mais forte que as solas de outros sapatos comuns, que apresentava maior controle, maior qualidade e que consequentemente possuía durabilidade maior do que seus concorrentes. Esse é um grande exemplo que prova como os calçados específicos realmente fazem muita diferença!

https://www.si.com/.image/ar_4:3%2Cc_fill%2Ccs_srgb%2Cfl_progressive%2Cq_auto:good%2Cw_1200/MTY4MTY4MjM0OTA1NjQyMjU3/roger-federer-top-10-shoes-leadjpg.jpg

Quais benefícios um calçado apropriado pode trazer ao meu jogo?

Como a esses calçados são projetados especificamente para a prática do tênis, eles são capazes de te dar o suporte, o amortecimento e a tração necessária e que você precisa dentro de quadra. Todos sabemos que o nosso esporte exige não apenas muita corrida, mas também exige que você consiga fazer sprints acelerados ao mesmo tempo em que precisa de freadas rápidas.

Além disso, o Tênis também exige muita movimentação lateral e, portanto, esses calçados foram feitos para fornecer toda a estabilidade e amortecimento nesse tipo de situação. E a tração que você precisa em uma quadra é muito diferente do que você precisaria se estivesse correndo ou caminhando, portanto um calçado convencional, feito para corridas não conseguiria causar o mesmo impacto nessas condições específicas.

Diferentes tipos de calçado para diferentes tipos de superfície de quadra:

Como mencionado logo acima no texto, existem diferentes tipos de calçados para Tênis. A maior diferença entre eles é o tipo de quadra para o qual foram projetados. Por isso, como há muitas opções para escolher, a sua decisão não deve ser focada apenas nas cores e nos designs arrojados, mas sim na finalidade, no conforto e no seu desempenho.

Os três principais tipos de quadra são as quadras duras, as de saibro e as de grama. Nós explicamos as características e peculiaridades de cada uma delas no texto Diferentes tipos de quadras de Tênis e sua influência na velocidade da bola que você pode ler clicando no link para o nosso blog.

Mas resumindo, as quadras duras geralmente são pavimentadas com asfalto para criar a quadra com camadas de revestimento de materiais diversos. As quadras de saibro são feitas com pó de tijolo e as de grama são autoexplicativas. Portanto, escolher o tipo certo de sapato para o estilo de quadra em que você joga com frequência também irá fazer uma diferença significativa no seu jogo.

  • Quadras Duras:

O primeiro tipo de calçado e o mais comum, é feito para quadras duras. Se você olhar para a parte da sola, como na imagem abaixo do FF 2 NOVAK Cranberry da Asics, poderá notar que existe uma variedade de padrões de textura diferentes. Isso porque, o trabalho desses calçados é te oferecer muita capacidade de tração. Além disso, eles também são feitos para serem duráveis, pois esse tipo de quadra exige bastante resistência do sapato. A entressola geralmente é projetada para oferecer amortecimento, conforto e absorção do impacto, pois esse tipo de superfície também é mais rígido para as nossas pernas, músculos e articulações

  • Quadras de Saibro:

Um calçado feito para o saibro, por outro lado, geralmente tem um padrão de textura que atravessa a sola de maneira que faça com que o sapato tenha aderência ao saibro, mas sem reter muito da argila na sola. O pó do saibro inevitavelmente irá grudar no sapato, mas se uma grande quantidade ficar presa na sua sola, você notará que irá ficar muito escorregadio e irá deslizar muito, o que leva ao perigo de escorregar, cair e se lesionar.

Portanto nas solas desse tipo de calçado, é utilizado um padrão conhecido como “espinha de peixe”. Esse padrão tem como objetivo evitar que a argila se aloje na sola para que você possa ter uma aderência melhor quando tentar iniciar, parar ou mudar de direção. E caso, você perceba que essa areia está ficando acumulada no calçado, basta dar algumas batidas com a sua raquete para que ela se solte com facilidade. O design de espinha de peixe também torna o deslizamento de um lado para o outro mais preciso para que você possa deslizar perfeitamente em corridas.

  • Quadra de Grama:

E por último, as quadras de grama são as mais rápidas e onde os calçados são ainda mais especializados e possuem muita importância no seu desempenho. No entanto, é extremamente difícil encontrar esse tipo de superfície de quadra no Brasil, pois aqui são raridades. Mas vamos explicar assim mesmo.

Na sola desse tipo de calçado são projetadas pequenas protuberâncias ou presilhas de borracha para ajudar na superfície escorregadia e para não danificar a grama, evitando o aparecimento de buracos no solo.Como esse sapato é feito especialmente para as características únicas da grama, ele não pode ser utilizado em outras superfícies.


FAQ – Perguntas Frequentes:

  • Quanto tempo costuma durar um calçado feito para tênis?

Isso vai depender bastante da sua rotina e a quantidade de vezes em que você utiliza o seu sapato. Naturalmente, o suporte e a tração do calçado vão diminuir ao longo do tempo e quanto maior a frequência do uso, mais rápido ele irá se desgastar e consequentemente você terá precisará trocá-lo. Se possível, tenha sempre um par de reserva como emergência, ou se você costuma passar muitas horas por semana em quadra, pode ter um par de revezamento.

  • Posso usar um tênis de quadra dura em outras superfícies?

Sim, você pode. O Tênis desenvolvido para as superfícies de quadra dura são os mais versáteis dentre os que existem. Muitas vezes eles funcionam de maneira consistente em uma quadra de saibro, mas não são tão efetivos em quadras de grama. De qualquer maneira, se você costuma jogar com frequência em ambas as quadras e não quer ter um calçado para cada uma delas, escolha um tênis de quadra dura, pois é o que mais se sai bem em outros tipos de superfície.

  • São tantas opções. Não sei qual tênis escolher!

Sabemos que essa escolha pode ser muito difícil, por isso preparamos em nosso blog o texto Dicas para escolher calçados para jogar. E como o título sugere, explicamos alguns pontos importantes e que devem ser visualizados na hora da sua decisão. Além disso, estamos à disposição em nossos canais de atendimento ao cliente no telefone: (51) 98032-5500, WhatsApp: (51) 3093-1610 ou em nosso e-mail: atendimento@casadotenista.com.br. Garantimos que um profissional da nossa equipe irá atendê-lo da melhor maneira possível!

Até a próxima, pessoal!

You might also like
Tags: , , , , , ,

More Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
× Como posso te ajudar?