A diferença entre uma raquete de tênis barata e uma cara

À primeira vista, essas duas raquetes são quase idênticas. Feita pela mesma marca, mesma coloração, cordas, dimensionamento etc. Mas se aprofundarmos um pouco mais, você vai descobrir que umas são vendidas por mais de 1000 reais e outras por um valor muito menor. Neste caso, temos a Wilson Federer 110 e a Wilson Burn 100 que serão testadas uma ao lado da outra e comparadas.

Este artigo examinará as diferenças entre essas raquetes e fará a pergunta: vale a pena investir mais dinheiro em um raquete mais cara?

Somos perguntados frequentemente por jogadores de tênis o que é uma boa raquete. Devo comprar barato ou comprar uma raquete mais cara? Esta é uma pergunta válida quando você considera que a raquete é a ferramenta principal para a prática do esporte. Mas, dada a enorme quantidade de escolhas por aí e os diferentes estilos de jogo, é difícil dar uma resposta correta.

Muitos jogadores iniciantes tendem a remexer debaixo da cama para tentar achar uma raquete no qual jogava há anos atrás. É surpreendente ver jogadores com raquetes de tênis pré-históricas, até raquetes de madeira.

A raquete de Tênis correta vai fazer a diferença e vale a pena investir tempo e energia para pesquisar. A palavra certa é literalmente investir, não comprar. Um investimento justo para o seu jogo. Gastar um pouco de dinheiro em uma raquete do que barganhar e comprar um modelo mais barato por vezes é uma boa ideia.

Como tudo no mundo, comprando barato você provavelmente vai comprar duas vezes. Os jogadores compram barato quando começam um esporte, mas quando o negócio fica sério, muitas vezes compram outra raquete. Se você esta iniciando no esporte, ou se esta com duvidas se irá gostar de praticar o esporte, as raquetes mais baratas se tornam uma boa opção.

Rigidez e potência

Uma boa escolha seria comprar raquete de uma só peça. Se você não sabe se sua raquete é uma ou duas peças, verifique a ponte, a parte inferior da raquete acima da garganta. Uma raquete de duas peças, normalmente é mais barata, pois você terá uma inserção de ponte plástica segurando as cordas.

Uma raquete de uma só peça é capaz de transmitir a energia do seu swing para a bola de forma mais eficaz do que uma raquete com duas peças. As raquetes de duas peças são boas para crianças, mas os adultos vão realmente perder um pouco da velocidade da cabeça da sua raquete. É provável que com o tempo a raquete se torça na sua mão quando você acertar uma bola mais dura ou quando tiver evoluído seu jogo.

Material

As melhores raquetes são feitas de grafite de alta qualidade ou fibra de carbono. Estas podem ser rígidas para absorver as vibrações da raquete e transferir o seu swing para a bola de tênis. Raquetes de iniciantes são geralmente feitas de alumínio ou liga. A liga funciona tão bem quanto os materiais de maior qualidade.

Mesmo na faixa de preço médio, você pode comprar raquetes compostas de grafite que tenham as características de uma raquete superior, mas sem o alto preço. Embora as raquetes de liga possam ser restritas, elas normalmente não seriam tão resistentes quanto uma raquete à base de carbono. Então, se você arrebenta muitas cordas, provavelmente é melhor investir em uma raquete mais cara.

Enquanto testava estas raquetes, o modelo Wilson Federer 110 demonstrou ser uma ótima raquete para iniciantes, mas a raquete Wilson Burn Contervail à direita era muito mais sólida. Parecia ser capaz de acertar a bola com mais força e absorver melhor a potência dos golpes.

Outro aspecto a se falar, é que raquetes com material inferior, muitas vezes acompanham cordas de fábrica, porém o indicado é troca-las. Há muitos jogadores que jogam com essas cordas e não têm problema. Outra coisa, quem sabe há quanto tempo uma raquete está em um depósito ou loja? As cordas começam a perder a tensão assim que se tensionam. As chances são que você poderia estar jogando com uma raquete amarrada em 20 libras. Na raquete mais barata, as cordas normalmente são de tripa sintética. As raquetes mais caras normalmente são combinadas com cordas de poliéster que são mais adequadas para jogadores que buscam desempenho.

Como regra geral, quanto mais cara a raquete, melhor é o trabalho com a corda. Raquetes mais baratas provavelmente não terão ótimas cordas, no entanto, se suas cordas ficarem bem e você conseguir jogar com elas, não livre-se delas. Lembre-se de que as cordas são a única coisa que faz contato com a bola, elas valem a pena investir.

Os jogadores profissionais têm cordas novas todos os dias, faz uma grande diferença. Agora, nós, meros mortais, não podemos nos dar ao luxo de encordoar nossas raquetes todos os dias, mas lembre-se de encordoar sua raquete toda vez que sentir que a mesma perdeu muita tensão ou que esta mudando suas características.

Peso

Jogadores iniciantes tendem a escolher raquetes mais leves. Aparentemente o mito é “uma raquete leve é mais fácil de balançar e de gerar energia”. Certamente é mais fácil de balançar, mas acaba por aí. Raquetes mais baratas tendem a ser mais leves também em torno de 250g.

Considerando que as raquetes podem pesar qualquer coisa entre 250g e 350g, não existe uma raquete que seja um peso bom ou ruim. Você pode comprar raquetes excelentíssimas que são muito leves e manobráveis ​​a 250g e, claro, uma raquete pesada não significa necessariamente ser um ótimo produto. Uma boa raquete será perfeita para a pessoa específica.

Jogadores mais habilidosos tendem a jogar com raquetes mais pesadas de tamanho menor. Esses jogadores aperfeiçoaram sua própria técnica e são capazes de usar raquetes mais pesadas e menor tamanho de aro para reproduzir tomadas mais precisas. No entanto, dar a mesma raquete para um jogador iniciante vai tornar seu jogo extremamente difícil. Um jogador iniciante deve procurar para uma raquete mais leve em torno de 250-275g, que será móvel e permitirá que a técnica seja aprimorada. É realmente uma escolha pessoal.

Tamanho da cabeça da raquete

Assim como há uma compensação no peso, há também uma compensação no tamanho da cabeça da raquete. É recomendável, de maneira geral, jogar com uma cabeça tão grande quanto você pode se adaptar sem comprometer a potência. Um tamanho maior torna-se mais fácil acertar a bola, mas a desvantagem é que ela não pode se mover pelo ar tão rapidamente quanto uma raquete menor.

Uma raquete menor é melhor para jogadores tecnicamente avançados. O sweetpot em tais raquetes são menores e, portanto, exigem uma maior precisão para acertar a bola de forma eficaz. Os tamanhos mais populares no momento são em torno de 100 polegadas, estas raquetes são de tamanho amplo para fornecer um sweetpot grande o suficiente sem ser muito pesada para manobrar em situações que exigem agilidade. Como o peso, o tamanho da cabeça não faz uma raquete ser boa ou ruim. É uma decisão pessoal baseada fundamentalmente no que vai ser bom para o seu jogo.

Conclusão

Então, para resumir as raquetes mais baratas não são necessariamente ruins e oferecem aos novos jogadores um passo para iniciar no esporte. A Wilson Federer 110 é uma boa raquete, para iniciantes no Tênis.

A Wilson Burn Contervail certamente vale o dinheiro adicional para quem já prática há algum tempo o esporte. No geral, é uma raquete superior. Extremamente difícil de explicar através de um blog, é apenas melhor. Ela realmente é superior. Você pode gastar um pouco mais de dinheiro inicialmente para garantir que você não estará comprando duas vezes no futuro.

Escolher a raquete perfeita para você é uma questão diferente e mais trabalhosa, porém você pode acompanhar nosso blog para mais informações e dicas sobre o mundo dos Tenistas. Fique de olho e acompanhe nossas próximas postagens para encontrar respostas para suas dúvidas e curiosidades!

Nós da Casa do tenista, estamos a disposição para atende-lo. Entre em contato caso tenha ficado com alguma duvida. Nosso telefone é  (51) 3060-7030 ou por e-mail atendimento@casadotenista.com.br

You might also like
Tags: , , , , , , , , , ,

More Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
× Como posso te ajudar?