Os torneios profissionais de tênis são organizados por três associações: ATP, WTA e ITF. Essas associações garantem que todas as regras estão sendo impostas e
- A “International Tennis Federation” (ITF) é a responsável pela organização dos Torneios ITF World Tennis Tour tanto masculino como feminino, os Grand Slams e as competições em equipes entre nações – Copa Davis e Fed Cup.
- A “Association of Tennis Professionals” (ATP) comanda a organização dos eventos masculinos do ATP Challenger Tour, do ATP Tour 250, 500 e Masters 1000, e o ATP Finals.
- A “Women’s Tennis Association” (WTA) estrutura as competições femininas. Ela organiza o WTA Challenger Series, os WTA Premier, WTA Premier 5, WTA Premier Mandatory e WTA Finals.
Aqui, vamos destacar apenas o primeiro tipo de torneios citado.

Como funciona o ITF World Tennis Tour?
Os torneios ITF World Tennis Tour, popularmente conhecidos como “Future”, são os menores torneios de nível profissional. O início é o mesmo para todo tenista profissional. Para poder participar dos principais torneios de tênis, eles devem ter um certo número de pontos no ranking mundial. No entanto, é impossível somar pontos se você ainda não jogou nenhum torneio. Então, como você resolve esse problema?
Nesse caso, o World Tennis Tour, organizado pela ITF, entra em cena. “Futures” são torneios projetados para ajudar os jogadores a obter seus primeiros pontos na classificação mundial e seguir carreira como atleta profissional.
Do lado masculino, são aproximadamente 550 torneios em 70 países diferentes, divididos em dois níveis de acordo com a premiação total fornecida: $15.000 e $25.000. Já no feminino, são aproximadamente 500 torneios em 65 países, divididos em cinco níveis diferentes de acordo com a premiação total fornecida: $15.000, $25.000, $60.000, $80.000 e $100.000.
Entretanto, não é tão simples assim poder jogar estes torneios. Existem algumas regras para a definição da “Acceptance List” do torneio. O que é isso? Esta lista é o que definirá quais jogadores poderão competir neste torneio (chave principal e qualifying) e quais ficarão na lista de espera (alternates). Há uma ordem de prioridades de acordo com os rankings da ATP e WTA, seguido do ranking da ITF World Tennis (tanto do tour profissional como do tour juvenil) e, por fim, dos respectivos rankings nacionais.
Portanto, se você deseja jogar estes torneios e não tem nenhum ponto em nenhum ranking, é necessário começar a acumular vitórias já! Participe de competições válidas para rankings nacionais, pois este é o primeiro passo.
Se você tiver menos de 18 anos, o Tour juvenil da ITF também é uma boa opção. Os “Futures” são a porta de entrada para todos, reunindo atletas de todo o mundo, sendo assim muito competitivo. Tenha resiliência e acredite!
Até a próxima, pessoal!