Começa no próximo domingo (30/05) a etapa principal da edição de número 125 do aberto da França, o segundo maior Grand Slam de tênis do ano. A competição, que reúne os principais atletas do cenário mundial do esporte, está neste momento em sua fase qualificatória que determinará os nomes restantes dentre os 256 competidores masculinos e femininos que irão participar da etapa principal do torneio.
Pensando nesse evento que reunirá tantos grandes atletas, nós da Casa do Tenista resolvemos trazer para você as principais marcas de raquetes presentes em Roland Garros nas mãos das principais atletas femininas como a atual campeã Iga Swiatek, a nova estrela Naomi Osaka, a lenda Serena Williams, a número 1 do ranking WTA Ash Barty, entre outras…
Dando sequência à discussão das principais marcas de raquete utilizadas pelos atletas profissionais, hoje falaremos da competição feminina do aberto da França. O modelo segue o mesmo do masculino: serão 128 participantes no torneio, dentre essas: 104 atletas convidadas, 8 pelo wildcard e as 16 restantes sairão da etapa qualificatória.
Se você possui curiosidade de saber qual raquete a sua jogadora favorita utiliza ou quer saber qual marca é a mais popular entre os atletas profissionais, continue lendo pois é o que iremos apresentar na publicação de hoje. No momento, todas as 128 competidoras foram confirmadas (atualizado 29/05/2021). Confira abaixo:
RAQUETES | ATLETAS |
WILSON | 47 |
BABOLAT | 30 |
YONEX | 28 |
HEAD | 15 |
TECNIFIBRE | 4 |
DUNLOP | 4 |
1º Wilson – 47 atletas
Assim como nos homens, a Wilson também leva boa vantagem em relação as suas concorrentes na preferência das atletas profissionais femininas. Dentre as 47 jogadoras, o destaque fica com a 3 vezes campeã do torneio, Serena Williams com sua raquete característica Wilson Blade 102. Além da lenda, duas atletas do TOP 6 da WTA também fazem parte do time Wilson: a bielo-russa Aryna Sabalenka (nº 4) e a ucraniana Elina Svitolina (nº 6) que compartilham a Wilson Blade 98 v7.
2º Babolat – 30 atletas
Na sequência, temos a Babolat sendo a segunda opção das tenistas profissionais que dividem a preferência entre os modelos Pure Drive e Pure Aero. A número 5 do ranking WTA, a norte-americana Sofia Kenin se firmou com a Pure Drive, enquanto sua compatriota Jennifer Brady (nº 14) escolheu a Pure Aero. Outros destaques são a tcheca Karolína Plíšková (nº 10) e a espanhola Garbiñe Muguruza (nº 13) com o primeiro modelo e a britânica Johanna Konta (nº 20) com a segunda raquete da Babolat.
3º Yonex – 27 atletas
Seguindo bem de perto — uma diferença de apenas 3 atletas para a Babolat —, o terceiro lugar ficou com a Yonex que possui como sua principal garota propaganda a sensação japonesa, Naomi Osaka, já que a atual número 2 do mundo endossa o modelo EZONE 98. Além dela, a suíça Belinda Bencic e a tcheca Markéta Vondroušová esbanjarão a raquete EZONE 100 nas quadras da França junto à cazaque Elena Rybakina com o modelo VCore 100.
4º Head – 15 atletas
Com a presença de 15 atletas, a Head fecha o TOP 4 das marcas com nomes de peso, principalmente pela atual número 1 do ranking, a australiana Ashleigh Barty empunhando o modelo 360 Gravity MP. Mas também com a presença da canadense Bianca Andreescu, da belga Elise Mertens, da tcheca Karolína Muchová e da norte-americana Coco Gauff, já que todas utilizam a Graphene 360+ Speed MP.
O restante:
A exceção da lista, fica por conta da atual campeã do torneio de Roland Garros e número 9 no ranking da WTA, Iga Świątek. A polonesa fechou contrato com a Tecnifibre para a temporada de 2021 e há poucos dias do Grand Slam na França, anunciou o lançamento do modelo TRebound 298 IGA, que carrega seu nome e assinatura.
Também listamos abaixo as 25 principais atletas — de acordo com o ranking da WTA — que disputarão o aberto da França e as raquetes que elas representam:
- Ashleigh Barty – Head 360 Gravity MP
- Naomi Osaka – Yonex EZONE 98
- Aryna Sabalenka – Wilson Blade 98 v7
- Sofia Kenin – Babolat Pure Drive
- Elina Svitolina – Wilson Blade 98 v7
- Bianca Andreescu – Head Graphene 360+ Speed MP
- Serena Williams – Wilson Blade 104
- Iga Świątek – Tecnifibre TRebound 298 IGA
- Karolína Plíšková – Babolat Pure Drive
- Belinda Bencic – Yonex EZONE 100
- Petra Kvitova – Wilson Pro Staff v13
- Garbiñe Muguruza – Babolat Pure Drive
- Jennifer Brady – Babolat Pure Aero
- Elise Mertens – Head Graphene 360+ Speed MP
- Victoria Azarenka – Wilson Ultra 100 v3
- Kiki Bertens – Wilson Blade 98 v7
- Maria Sakkari – Wilson Ultra 100 v3
- Karolína Muchová – Head Graphene 360+ Speed MP
- Johanna Konta – Babolat Pure Aero
- Markéta Vondroušová – Yonex EZONE 100
- Elena Rybakina – Yonex VCore 100
- Petra Martić – Wilson Blade 98 v7
- Madison Keys – Wilson Ultra 100 v3
- Coco Gauff – Head Graphene 360+ Speed MP
- Ons Jabeur – Wilson Pro Staff 97