O que é o WTA Challenger Tour?

Os torneios profissionais de tênis são organizados por três associações: ATP, WTA e ITF. Essas associações têm o papel de garantir que todas as regras estejam sendo impostas.

  • A “International Tennis Federation” (ITF) é a responsável pela organização dos Torneios ITF World Tennis Tour tanto masculino como feminino, os Grand Slams e as competições em equipes entre nações – Copa Davis e Fed Cup.
  • A “Association of Tennis Professionals” (ATP) comanda a organização dos eventos masculinos do ATP Challenger Tour, do ATP Tour 250, 500 e Masters 1000, e o ATP Finals.
  • A “Women’s Tennis Association” (WTA) estrutura as competições femininas. Ela organiza o WTA Challenger Series, os WTA Premier, WTA Premier 5, WTA Premier Mandatory e WTA Finals.


Como funciona o WTA Challenger Tour?

O circuito da WTA é bastante parecido com o sistema sistema utilizado pelo ranking da ATP. Portanto, assim como nas competições masculinas, os pontos do ranking feminino são distribuídos de forma correspondente a cada categoria de torneios disputados pelas atletas.

De forma resumida, o método de cálculo é um sistema simples onde quanto mais pontos a jogadora acumular, mais alto será o seu ranking. E para conseguir esses pontos, elas precisam participar e conquistar bons resultados nos diversos torneios que são elegíveis pelos critérios da WTA. Quanto mais participações positivas e quanto mais uma jogadora avançar — seja da etapa qualificatória, até a final — em um torneio, mais pontos ela conquistará.

Mas como é essa distribuição? Bom, a quantidade de pontos depende inteiramente do nível do torneio disputado. Isso também é simples. Por exemplo, o título de um torneio Grand Slam garante 2000 pontos para a tenista, enquanto a conquista de um WTA Challenger adiciona “apenas” 160 pontos ao ranking.

O Tier da pontuação do ranking da WTA é composto por: Grand Slams, WTA Finals, WTA 1000, WTA 500, WTA 250 e WTA 125k Series.

Os Grand Slams como todos sabem, são os torneios mais prestigiados do tênis e que atraem as principais tenistas do cenário profissional. São eles o Australian Open, French Open, Wimbledon e o US Open. O WTA Finals é um torneio realizado no fim do ano e da temporada do circuito, que reúne as 8 melhores colocadas no ranking anual. Já os WTA 125 Series são os torneios onde as jogadoras batalham pelos pontos necessários para poderem se classificar para as competições de tier acima.

Na tabela abaixo, colocamos o máximo de pontos que uma participante pode alcançar nos torneios femininos do circuito da WTA:

CompetiçãoNº de ParticipantesMáximo de pontos (título)
Grand Slam1282000
WTA Finals81500
WTA 1000 (Beijing, Indian Wells, Madrid, Miami)96 ou 641000
WTA 1000 (Cincinnati, Doha/Dubai, Rome, Montreal/Toronto, Wuhan)64900
WTA 50056 ou 32470
WTA 25032280
WTA 125K Series128, 48 ou 32160
You might also like
Tags: , , , , , , , , , ,

More Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
× Como posso te ajudar?