Como a espessura das cordas de tênis afeta seu jogo?

Como a espessura da corda afeta a jogabilidade? Que calibre de corda de tênis você deve usar? Como se escolher uma corda de tênis já não fosse difícil o suficiente devido à grande variedade de opções, uma vez que você escolheu uma corda, há outro fator a se pensar: sua espessura.

Neste guia, vamos explorar o que significa a espessura da corda em termos práticos, como é medido, avaliar como a espessura impacta seu desempenho, ver qual espessura os profissionais usam e ajudá-lo a identificar qual espessura de corda você deve usar. Vamos lá.

O que é espessura da Corda de Tenis?

 As cordas de tênis são feitas em diferentes espessuras, chamadas de gauge. Quanto mais grosso o gauge ou o diâmetro da corda, mais durabilidade e controle, enquanto quanto mais fino o calibre, mais potência e conforto.

Embora não haja limite inferior ou superior para o tamanho de uma corda (é claro que ela tem que passar pelo orifício do anel na raquete), as medidas das cordas de tênis normalmente variam de 1,05 mm a 1,41 mm. Os mais comumente disponíveis estão entre 1,20-1,30 mm.

Junto com a medição milimétrica amplamente usada na Europa, a espessura das cordas de tênis é informada por um número inteiro. Nos EUA, quanto menor o número, maior é a espessura. Na Europa, quanto maior o número, maior é a espessura.

Para complicar ainda mais as coisas, alguns medidores terão um “L” ao lado de muitas das espessuras. O “L” significa “Light”. e significa que é mais fino. Portanto, um 15L é mais fino que um calibre 15, mas não tão fino quanto um 16. Da mesma forma, um 16L é mais fino que um 16, mas não tão fino quanto um 17 e assim por diante.

Como são classificadas as espessuras das cordas?

O USRSA publicou uma relação ampla e detalhada sobre as diferentes formas que você pode encontrar a especificação da espessura de uma corda conforme a tabela abaixo. Ela descreve a bitola das cordas dos EUA, o tamanho em milímetros e seu equivalente europeu. 

USA GaugesMillimetresEuropean Gauges
131.65 – 1.80mm12
141.50 – 1.65mm11
151.41 – 1.49mm9.5
15L1.33 – 1.41mm9
161.26 – 1.34mm8.5
16L1.22 – 1.30mm8
171.16 – 1.24mm7.5
181.06 – 1.16mm7
190.90 – 1.06mm4
200.80 – 0.90mm3.5
210.70 – 0.80mm3
220.60 – 0.70mm2.5
Tabela de espessuras das Cordas


Embora este gráfico seja preciso e útil, a especificação das cordas de tênis não segue um padrão universalmente aceito, o que significa que os fabricantes de cordas ditam suas próprias regras individualmente. Portanto, embora o pacote de uma corda possa dizer 16L, o que isso realmente significa? Isso significa que ele se enquadra em uma ampla gama de diâmetros que podem variar. Enquanto uma empresa pode chamar uma corda de 1,24 mm de 16L, outra pode chamá-la de 17. Portanto, não há consistência real, pois há alguma sobreposição entre as medições da tabela.

No exemplo abaixo, você pode ver como a marca Gamma Professional e Solinco Confidential, são ambos bitola 16, mas a espessura em milímetros é diferente: 1,32 mm vs 1,30 mm.

Portanto, em caso de dúvida, use a medição em milímetros para saber que é a espessura verdadeira. Muitos fabricantes tendem a copiar uns aos outros, então esta tabela simplificada irá capturar os medidores da maioria dos produtores.

GaugeMillimetres
15L1.34mm – 1.40mm
161.29mm – 1.33mm
16L1.26mm – 1.28mm
171.23mm – 1.25mm
17L1.19mm – 1.22mm
181.13mm – 1.18mm
18L1.08mm – 1.12mm
191.02mm – 1.07mm

Qual relação entre a espessura de uma corda e seu desempenho?

Sabemos que as cordas vêm em espessuras diferentes, mas como e por que a espessura de uma corda afeta o desempenho? 

Cordas mais finas:

  • Geram mais potência;
  • Geram mais spin;
  • Tem menos durabilidade;
  • Proporcionam maior conforto;
  • Perdem a tensão mais rápido;
  • Sensação. Você sente mais a bola.

Cordas mais grossas:

  • Geram menos potência;
  • Geram menos spin;
  • Proporcionam menor conforto;
  • Perdem a tensão mais devagar;
  • Apresentam maior durabilidade.

Quanto mais grossa a corda, mais durável e duradoura ela será. Isso ocorre porque, quando as cordas se esfregam, elas se desgastam e, eventualmente, se quebram. Então, naturalmente, quanto mais material houver para suportar esse atrito, mais tempo ele durará. As cordas mais grossas também lidam melhor com impactos mais duros, portanto, é menos provável que os erros perto da borda do quadro quebrem uma corda quando sua espessura é maior.

Lembre-se de que em certos aspectos o tipo de material de fabricação da corda tem um impacto muito maior que sua espessura, então um poliéster de calibre 19 ainda é mais durável do que uma tripa natural de gauge 16. A melhor maneira de comparar as espessuras é observar cordas idênticas ou, pelo menos, da mesma família, por exemplo, cordas de poliéster monofilamento.

Você pode ver um exemplo dos dados abaixo para Solinco Hyper G. 

PropriedadeSolinco Hyper-G 16Solinco Hyper-G 18 (1.15)Diferença %
MaterialPolyesterPolyester 
Dureza (lb/in)219180-18%
Perda de Tensão (%)26288%
Retorno de Energia (%)8988-1%
Potencial de Spin77.57%
Fricção entre corda vs corda (COF)0.090.082-9%
Fricção entre corda vs bola (COF)0.6310.617-2%

Usando a tabela de comparação Solinco Hyper G acima, você pode ver que quanto mais fina a corda, maior o potencial de rotação, enquanto quanto mais grossa a corda tem menos potencial de giro. Isso ocorre porque as cordas mais finas podem ter mais aderência no feltro e agarrar a bola, o que resulta em mais rotação. Uma corda mais grossa morde menos na bola, resultando em um potencial menor para o topspin. Cordas mais finas também são mais espaçadas, causando uma menor densidade de material, isto é, gera menos atrito, criando mais snapback.

No entanto, assim como a durabilidade, há muitos fatores em jogo, uma corda grossa não garante o giro, mas significa que todas as coisas são iguais se você acertar dois tiros idênticos, a corda de calibre mais fino dará mais giro na bola.

Cordas mais finas do mesmo tipo são mais elásticas, portanto, produzem mais força devido ao maior ball pocketing.

Feel é certamente um dos elementos mais subjetivos, mas a maioria dos jogadores acham que cordas mais finas oferecem mais sensação. Geralmente, a corda será um pouco mais macia e a sensação de ball pocketing dá aos jogadores uma sensação de maior conectividade.

Qual espessura de corda você deve usar?

Como a maioria das coisas no tênis, o medidor que você usa se resume simplesmente à preferência pessoal e é uma das muitas coisas que você pode experimentar.

Analisado as espessuras abaixo e pra quem vão servir. Apenas lembre-se de que o tipo de corda que você usa desempenha um grande papel, então se você está quebrando a tripa natural após 5 jogos, descer uma espessura não vai te ajudar muito, você precisa mudar para um corda mais durável e escolha a espessura de acordo.

15 / 1,40 mmdiâmetro espessojogadores que desejam máxima durabilidade e controle
16 / 1,30 mmdiâmetro de espessura médiauma boa escolha para quebradores de string frequentes
16L / 1,28 mmdiâmetro de espessura médiaadequada para jogadores que procuram uma mistura de potência e controle.
17 / 1,25 mmdiâmetro fina médiapara jogadores que procuram potência e conforto
17L / 1,20 mmdiâmetro finopara jogadores que buscam maior toque e sensação.
18 / 1,15 mmdiâmetro mais finopara jogadores que desejam o máximo de toque e sensação.

Acredita-se que a maioria dos jogadores deve usar a corda com a bitola mais fina que lhes dê durabilidade adequada. Muitos jogadores ficarão bem usando uma corda de calibre 17 e é por aí que eu recomendo começar.

Se você quebrar isso muito facilmente, vá para 16. Se não quebrar, você pode até ir para 18 como um teste para ver se o aumento no conforto, potência e sensação faz diferença.

Qual espessura de corda os profissionais de tênis usam?

Segue a lista das cordas que alguns tenistas profissionais utilizam: 

 1- Roger Federer –  VS 16 Luxilon ALU Rough 16L 1.25mm

 2- Rafael Nadal – Babolat RPM Blast 15L 1.35mm

 3- Novak Djokovic  – VS 16 Luxilon ALU Power 16L 1.30 / 1.25mm

 4- Daniil Medvedev – Tecnifibre ATP Razor Code 17 1.25mm

 5- Dominic Thiem – RPM Power 17 1.25mm

 6- Alexander Zverev – Head Hawk Touch 17 Babolat VS 16 1.30mm

 7- Serena Williams – Wilson Natural Gut 16 Luxilon 4G 16L 1.30mm

 8- Naomi Osaka – Yonex Poly Tour Strike  16L 1.25mm

Perguntas Frequentes:

  • Qual espessura da corda de tênis é melhor para facilitar o uso do braço?

Cordas de bitola mais finas são melhores para o braço. No entanto, o tipo de corda que você usa tem um impacto maior no conforto. Antes de olhar para a espessura, é aconselhável examina o tipo de corda. Seu cotovelo, pulso ou ombro está dolorido e você está usando poliéster? Então, mudar para um calibre mais fino provavelmente não ajudará. Vá para um poli mais macio ou um multifilamento. Mudar o calibre só faz sentido para o conforto quando você só precisa de um pequeno ajuste. Por exemplo, você está jogando sem dor, mas começa a sentir no braço após uma longa sessão de rebatidas. Talvez então um medidor mais fino faça a diferença.

  •  Qual espessura da corda da raquete de tênis é boa para spin?

Uma corda poliéster de espessura fina tem o maior potencial de spin de qualquer corda. Por exemplo, Babolat RPM Blast 18 Gauge tem um potencial de spin muito alto. A desvantagem é que ele irá quebrar rapidamente para alguns jogadores.

  • Como a espessura das cordas de tênis afeta a tensão das cordas?

Quanto mais grossa a corda, mais tempo ela mantém a tensão. Isso ocorre porque eles não esticam tanto quanto cordas mais finas e, consequentemente, mantêm a tensão melhor. Como resultado, uma corda de espessura mais grosso pode sentir uma tensão relativamente mais alta, mesmo que tenha sido esticada com a mesma tensão de uma corda mais fina.

  •  Qual espessura de corda de tênis de poliéster é melhor?

A corda de poliéster de melhor espessura é aquela que não machuca seu braço e não quebra depois de alguns jogos.

Pensamentos finais

Este post deu a você uma boa ideia de como a espessura das cordas afeta a jogabilidade. De modo geral, são apenas diferenças muito sutis, e nossa recomendação seria usar a corda mais fina que você puder, que ainda ofereça o tempo de jogo (durabilidade) que você procura. A ligeira variação que proporciona na durabilidade de uma corda mais fina não deve ser um grande problema para a maioria dos jogadores e o conforto adicional é sempre um benefício.

You might also like
Tags: , , , , , , , ,

More Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
× Como posso te ajudar?