Tênis para crianças: como iniciar seu filho no esporte

O tênis é um esporte que possui muita popularidade não só em adultos como também em crianças. Muitas, por influência de familiares passam a se interessar pelo nosso querido esporte da bola amarela. Por isso, se o seu filho está entusiasmado e quer aprender a jogar ou simplesmente você não sabe como iniciar o seu filho no esporte, nós da Casa do Tenista trazemos hoje algumas dicas.

Além de tentar introduzir ao máximo todas as informações e detalhes que você precisa saber, nós também falamos sobre que tipos de equipamentos serão necessários para a prática de tênis para crianças.

Qual a melhor idade para começar no tênis?

Assim como em outros esportes e na maioria das áreas de aprendizado de uma criança, quanto mais cedo ela for iniciada e começar a praticar, mais rápido ela irá se acostumar e evoluir no esporte.

Não existe um tempo correto ou uma restrição exata de qual idade o seu filho pode começar. No entanto, é aconselhável que ele comece a praticar tênis após os 5 ou 6 anos de idade. Isso porque é por volta dessa faixa etária que o corpo da criança já desenvolveu a maior parte das habilidades básicas de coordenação motora (andar, correr, saltar, arremessar, etc) que são fundamentais para a prática do esporte.

Vale também destacar que por conta disso, sugerimos que você não incentive esse tipo de atividade para menores de 4 anos, pois elas ainda não possuem o nível necessário de concentração e preparação, além de que pode ser prejudicial ao desenvolvimento da criança.

Motivos para o seu filho jogar tênis

É mais do que conhecido que as crianças possuem uma grande quantidade de energia e necessitam de espaço, de atividades e brincadeiras que contribuem para a evolução social e corporal da criança. Isso é natural nessa fase, pois o corpo humano precisa se manter em movimento de forma a continuar o seu desenvolvimento.

Manter uma rotina ativa nessa fase da vida é importante para garantir um crescimento saudável de músculos e articulações e também de incentivar uma rotina ativa e saudável ao seu filho. Dessa forma, é possível prevenir problemas cardíacos, musculares, além de prevenir ociosidade e a obesidade infantil, por exemplo.

A prática esportiva também é importante para aprimorar as habilidades motoras e cognitivas, além de apresentar questões importantes da convivência social como regras, disciplina, responsabilidade, foco, concentração e também ensinar o seu filho a aprender a ganhar e a perder, por exemplo. E óbvio, colocar o seu filho em uma escolinha ou em aulas de tênis também ajudará ele a se relacionar com novas pessoas como professores e colegas que também jogam, estimulando novos laços e amizades.

Como funciona o treinamento?

Se você tem dúvidas de como seria uma aula de tênis para o seu filho, sugerimos que você procure um professor ou escola que possibilite aulas experimentais para as crianças. Dessa forma, o seu filho poderá conhecer e se familiarizar com o esporte, com os movimentos da raquete e com o professor.

Será através dessa primeira experiência que poderá definir o interesse do seu filho a prática dessa atividade. Por isso, deixe-o confortável! Não coloque de forma alguma qualquer pressão ou force o seu filho a jogar! 

Afinal de contas, mais importante do que se preocupar em criar um atleta, é deixar a criança se divertir e sentir prazer ao jogar tênis. Dessa forma, o seu filho pode exercitar diferentes músculos e movimentos e o esporte não se torna uma tarefa ou obrigação.

Por esse motivo, é também muito importante ficar atento às aulas. Um bom professor infantil é aquele em que além de ensinar o esporte, se preocupa com o interesse do seu filho e alimenta a diversão e a excitação da criança pelo jogo. 

É fundamental que nessa etapa, as aulas trabalhem o básico do esporte com elementos lúdicos com o intuito de manter as crianças motivadas e se divertindo. Dessa forma, ele poderá ensinar os treinamentos básicos do tênis transicionando de forma gradual para os exercícios mais técnicos.

E o equipamento?

Escolher o equipamento mais adequado para um tenista é extremamente crucial e nesse caso, tratando de crianças, isso se torna ainda mais importante. Como o corpo da criança ainda está em desenvolvimento, você deve ter em mente que a troca desses itens será bem mais frequente do que com um adulto.

Também é importante reforçar que para as crianças, o visual também se torna um item importante a se levar em conta. Então além da funcionalidade, você também deverá avaliar o design dos produtos de forma que ela se sinta confortável e feliz utilizando o determinado equipamento.

Raquetes:

Em nosso blog, nós já publicamos algumas dicas de como escolher a melhor raquete para o seu filho e sugerimos que você leia o nosso texto de forma a buscar instruções de forma a tomar a melhor decisão na hora dessa aquisição. É claro, em caso de dúvidas, você também pode entrar em contato com os nossos telefones de atendimento: (51) 98032-5500 e (51) 3093-1610 pois a nossa equipe está preparada para auxiliá-lo.

Listamos abaixo os links das raquetes separadas por idade em nosso site:

Roupas:

Mesmo para as crianças, existe um leque de opções muito alto na escolha de acessórios e roupas específicas para a prática do tênis. Nesse caso, vale o estilo de roupa que proporcione o melhor conforto ao seu filho. Por exemplo, em ambientes quentes deve-se optar por roupas leves e com boa liberdade de movimento. No outro extremo (climas frios), deve-se aliar aquecimento com leveza.

Os meninos normalmente usam camisetas de manga curta ou regatas junto a shorts. Em climas mais frios, pode-se utilizar casacos e calças especiais para exercícios físicos. Já as meninas costumam utilizar regatas com shorts ou saias e também podem usar vestidos. 

Outras adições podem ser incluídas como o uso de munhequeiras e testeiras para auxiliar no controle do suor; bonés, viseiras e óculos para evitar que a visão seja prejudicada por conta dos raios solares e até as meias coloridas podem servir como incentivo para a criança.

Tênis:

Os pés são partes essenciais do esporte e precisam trabalhar 100% do tempo durante o treinamento. Por isso é necessário que você escolha o tênis correto para o seu filho. Tudo começa com o tamanho de tênis apropriado, já que ele não pode ficar muito apertado (causando bolhas ou ferimentos nos dedos e no calcanhar), assim como não pode ser largo, pois dessa forma não garante a estabilidade necessária para os pés se firmarem durante os sprints

Também lembre-se de que este item precisará ser trocado com frequência ao longo do crescimento da criança.

Com essas dicas, esperamos ter elucidado quaisquer dúvidas existentes e torcemos para que você possa propiciar as melhores condições de aprendizado e de diversão para o seu filho. Lembramos que estamos disponíveis em nossos canais de atendimento pelos telefones (51) 98032-5500 e (51) 3093-1610 ou através da nossa página Casa do Tenista e que os leitores do nosso blog podem usar o código abaixo para receber 6% de desconto na compra de produtos em nosso site. Por hoje ficamos por aqui. Até a próxima, pessoal!

You might also like
Tags: , , , ,

More Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
× Como posso te ajudar?