Roger Federer nasceu em Basel, Suíça, no dia 8 de agosto de 1981. O pai chamado Robert Federer é suíço e a mãe nascida na África do Sul chama-se Lynetter Federer.
Considerado por muitos como o maior jogador da história do Tênis, com uma carreira com um histórico de 20 títulos Grand Slam sendo eles: 8 em Wimbledon (2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009, 2012 e 2017); 6 conquistas do Australian Open (2004, 2006, 2007, 2010, 2017, 2018); 5 títulos do US Open (2004, 2005, 2006, 2007, 2008) e 1 vitória no French Open (2009).
Também jogou mais outras 10 finais Grand Slam no qual saiu derrotado. Com 91 títulos individuais. Atualmente ranqueado em 5ª lugar como melhor jogador mundial, foi o 1ª lugar no ranking ATP por um total de 310 semanas, onde está incluso o recorde de 237 semanas consecutivas no topo do mundo.
Por que Roger Federer pode ser considerado o melhor de todos os tempos?
Federer jogou em uma era de ouro para o esporte, aonde foi capaz de dominar jogadores como Rafael Nadal, Novak Djokovic e Andy Murray, conhecidos pelo público como Big Four.
Com apenas 21 anos, na grama de Wimbledon, Roger Federer ganhou seu primeiro Grand Slam e apenas um ano depois, em 2004, ele se consagrou como melhor jogador do circuito, vencendo três dos 4 Grand Slams daquele ano. Em 2009 Federer completou seu career Grand Slam ao vencer o aberto da França, em cima de seu maior rival Rafael Nadal, conhecido como o rei do saibro.
Ainda em 2009, aos 27 anos, o suíço superou Pete Sampras, até então detentor do maior número de títulos de Grand Slams, com 14 títulos. Se não bastasse todos esses títulos individuais, em 2014 Federer ajudou sua equipe a conquistar o primeiro título da Copa Davis para a Suíça. E em 2018 fez história novamente ao se tornar o jogador mais velho da história (36 anos) a se tornar o número 1 do mundo no ranking da ATP.
Qual melhor ano da carreira de Roger Federer?
Estatisticamente, 2006 foi o melhor ano da carreira de Federer, que foi capaz de chegar em 16 finais de 17 torneios disputados e erguendo o caneco 12 dessas oportunidades. Foram 3 Grand Slams e 4 Masters 1000, perdendo apenas para Rafael Nadal, no aberto da França. Foi o primeiro jogador da história a atingir 4 finais de Grand Slams em uma mesma temporada.
Como vai a saúde financeira de Roger Federer?
Em maio de 2020, Federer foi considerado pela Forbes, o atleta mais bem pago do ano, tendo recebido um total de 106,3M de dólares. Sempre figurando entre os Top 10 atletas mais bem pagos, nesse ano, o suíço apareceu na frente de nomes como Cristiano Ronaldo (105M), Lionel Messi (104M), Neymar (95,5M), estrelas do futebol e de LeBron James (88,2M), maior nome do basquete mundial.
Como treinar e se alimentar como Roger Federer?
Conhecido pelo seu estilo clássico, golpes agressivos, backhand com uma mão e habilidade para virar pontos e jogos praticamente perdidos. Apesar da longevidade em sua carreira, — para a nossa felicidade — ele nunca experimentou nenhuma lesão grave e isso reflete em sua rotina diária. Provavelmente, a boa genética do suíço tem peso aqui, mas não é a razão principal para as suas vitórias. Apesar de ser um atleta natural, ele é extremamente determinado em seus treinos.
Algumas dicas para seguir os passos de Federer:
Para treinar e comer como um campeão de Tênis você precisa seguir as seguintes diretrizes.
- Cardio
Se quiser aumentar a sua agilidade e a saúde cardiovascular você precisa pular corda. Para aumentar a sua performance Federer primeiro começa a pular devagar e então gradualmente aumenta a sua velocidade. Para deixar os seus pés confortáveis durante o exercício você vai precisar de um par de tênis que irá absorver o choque.
- Construindo um centro corporal forte
Um forte centro corporal é importante para rápidas explosões de velocidade, então para aumentar a sua força abdominal tenha certeza de incluir abdominal oblíquo com rotações na sua rotina. Faça esse exercício 10 vezes cada lado, e quando você ficar mais forte adicione peso para aumentar a dificuldade.
- Resistência
Para poder se mover livremente na quadra ele aumenta a resistência durante os seus treinos usando faixa de resistência. Colocando ela envolta de suas pernas ou sua cintura, esse exercício faz com que você se sinta mais leve em quadra.
- Coordenação
Diferentes cones podem melhorar o seu senso de coordenação, portanto, tente movimentos em zigue-zague enquanto corre ao redor dos cones.
- Trabalhe o seu Equilíbrio
Para aumentar o seu equilíbrio, Federer fica em uma perna só em um trampolim enquanto tenta acertar voleios.
- Uma dieta rica em carboidrato complexo
Nem os carboidratos são os mesmos. Para comer como Federer você precisa se alimentar de carboidratos complexos que podem ser achados em vegetais, frutas e grãos. Essas comidas são ótimas fontes de energia e vão te ajudar a treinar por horas. Você também deve incluir proteína magra, gorduras boas, vitaminas e minerais na sua dieta. Depois de um treino ou uma partida, o suíço frequentemente toma shakes de bebidas proteicas e seus lanches sempre incluem carboidratos, proteínas e eletrolíticos.
- Se divirta
É um fato conhecido que Federer sempre joga com a cabeça calma. Isso pode ser porque ele ouve suas musicas preferidas enquanto treina e sempre manteve uma atitude positiva ao longo de sua vida. Tanto faz se nós estamos falando de seu regime de treinamento ou do plano de sua dieta, a chave para o seu sucesso parece estar na variedade, então mantenha sua mente aberta e veja o que funciona melhor para você.
Quais equipamentos de Roger Federer ?
A raquete de escolha do suíço é a Wilson Pro Staff RF, raquete que leva sua assinatura. Ela é encordoada com a Wilson Natural Gut (58,5LBS) nas principais e Luxilon Alu Power (55,1LBS) nas cruzadas. Federer também utiliza o overgrip Pro da Wilson, garantindo ótima aderência e sensação (feel) a sua empunhadura.