Existem muitas diferenças nas demandas que o ambiente pode colocar nos tenistas. Em alguns climas, o vento está presente o tempo todo, alguns lugares são muito úmidos, outros são chuvosos, mas há um fator comum que se aplica a todos – o verão é quente e, se você não aprender a lidar com isso, nunca será um tenista de muito sucesso.
Jogar tênis quando outras pessoas procuram uma sombra para se esconder é algo que os tenistas experimentam o tempo todo. Você não tem controle sobre o clima, então você tem que aceitá-lo. Os melhores jogadores do mundo sabem o que podem e o que não podem controlar, e é por isso que se adaptam muito bem a vários desafios e usam seus conhecimentos e habilidades para lidar com eles de maneira eficaz.
As condições de sol colocam muita pressão no lado técnico, tático, físico e mental dos jogadores. Se você não estiver ciente disso ou se não estiver preparado para isso, não poderá obter sucesso nos meses quentes do verão.
- Técnico: quando você serve e o sol brilha direto no seu rosto, sua capacidade de mudar o posicionamento da bola ao levanta-la é inestimável para manter o nível desejável de consistência.
- Tático: Se o seu oponente não tiver boa resistência, altas temperaturas significam que você deve forçar jogadas mais longas.
- Físico: sabendo que você vai se cansar muito mais rápido do que durante o inverno, sua resistência, nível de energia e rotina de hidratação decidirão sobre suas chances de seguir sua estratégia e ter bons resultados.
- Mental: Você precisa estar pronto para manter a concentração.
Jogar em ambiente quente não é fácil, mas isso não significa que você não pode se preparar para vencer o adversário.
Se você quer ser o jogador que não tem medo das condições climáticas, você deve:
1) Treine nestas condições;
Isso é chamado de experiência. Se você treinar no ambiente em que irá competir, aprenderá tudo o que precisa para ser eficaz. Seu corpo e sua mente se lembrarão do que você fez várias vezes.
2)Trabalhe em habilidades que o prepararão para essas condições;
Preparação é a chave. Se você sabe que possui as habilidades necessárias para lidar com tudo, pisará na quadra com coragem e mentalidade positiva. É por isso que é crucial trabalhar conscientemente durante os treinos e desenvolver várias habilidades que lhe permitam entrar na quadra e jogar seu melhor tênis em todas as estações.
3)Não reclame do que você não pode controlar;
Você tem muitos poderes, mas alterar as condições climáticas não é um deles. Tudo o que você pode fazer sobre o sol e a alta temperatura é aceitá-los. Reclamar sobre as condições climáticas só o colocará no clima negativo e o deixará na defensiva. Você sabe que não é uma receita para o sucesso.

4)Leve sempre o equipamento necessário;
Quando protegemos do sol e nutrimos nosso corpo com água e alimentos energéticos, seremos capazes de executar nossos golpes e estratégia de uma melhor forma. Bebidas isotônicas, barras de energia, protetores solares, toalhas e bonés darão ao seu corpo a chance de funcionar no nível ideal.
5)Prepare-se para um momento difícil
Sejamos claros – não será fácil. Esteja pronto para o desafio e pise na quadra com consciência de que possui tudo o que precisa para vencer seu oponente. Tudo começa na sua cabeça – sua mentalidade pode ajudá-lo a vencer ou pode fazer você perder mesmo antes de a primeira bola ser atingida.
Considerações finais:
Em algumas partes do mundo, altas temperaturas estão presentes quase o ano todo, para que os jogadores se acostumem. A maioria dos países não tem esse privilégio — eles têm estações diferentes e os tenistas precisam se preparar para cada um deles.
O verão é ótimo para o tênis, se olharmos dessa maneira. É claro que exige adaptações específicas, mas é exatamente isso que os tenistas fazem sempre. A adaptação é a chave para ser eficaz; portanto, use o tempo como amigo e ganhe a partida facilmente enquanto outros estão reclamando.