Enquanto muitas pessoas acreditam que um antivibrador de raquete de tênis absorve o choque de impacto da bola/raquete e ajude a diminuir as possibilidades de lesão, a física revela que isso não é verdade. Antivibradores absorvem a vibração de corda, reduzindo apenas o ruído agudo que ocorre quando você bate em uma bola de tênis, e dando a algumas pessoas uma sensação melhor quando elas batem.
Eles não têm efeito na vibração da raquete, nem funcionam como fonte de prevenção para lesões. Todavia, o fator psicológico é grande, se você esta acostumado, não deixe de usá-lo.
Preparação
Examine sua raquete para observar o padrão de cordas. Você só pode colocar um antivibrador abaixo da corda mais baixa ou acima da corda mais alta antes que as cordas cruzadas comecem.
Verifique o antivibrador para ver como ele se prende. Alguns têm uma espaçamento e descansam entre duas cordas, enquanto outros têm ganchos que se prendem a cordas e você deve tece-los dentro e fora.

Como colocar um antivibrador em uma raquete ?
- 1º) Encontre as duas cordas principais (verticais) do centro entre as quais você colocará o amortecedor. Afaste-os suavemente para ver quanta pressão você precisará usar. Alguns amortecedores são espuma macia, enquanto outros são de borracha mais dura e podem exigir duas mãos para aplicar, especialmente se suas cordas estiverem apertadas.
- 2º) Coloque o antivibrador em uma mão e pressione-o contra uma das duas cordas entre as quais você colocará ele. Mova uma corda de lado com a outra mão e insira o antivibrador.
- 3º) Deslize o amortecedor para cima ou para baixo nas cordas para levá-lo para o meio da área entre a garganta ou a cabeça e a primeira corda.
Como colocar um antivibrador comprido em uma raquete ?
- 1º) Aponte o antivibrador contra as cordas onde você deseja sem inseri-lo para ver onde você precisa começar a aplicação. Isso vai ajudá-lo a certificar de deixa-lo centralizado.
- 2º) Encaixe o antivibrador à primeira corda à qual você irá anexá-lo e comece a tece-lo em um padrão inferior. Examine o antivibrador quando terminar para ter certeza de que não perdeu uma tecelagem.
- 3º) Certifique-se de enganchar a outra extremidade até a corda final.
- 4º) Deslize o antivibrador para cima ou para baixo nas cordas para levá-lo para o meio da área entre a garganta ou a cabeça e a primeira corda.
Acompanhe o passo a passo para os dois modelos no vídeo abaixo:
Avisos:
- Lembre-se que você pode utilizar o antivibrador somente nas extremidades da raquete!
- Se você estiver jogando torneio oficial de tênis e seu antivibrador estiver sido instalado no lugar errado, um funcionário poderá pedir que você o remova ou instale corretamente.
Isso é tudo pessoal. Até a próxima!