O tênis é um esporte intenso, de muito esforço físico, muita movimentação, e que necessita que o atleta mantenha um equilíbrio entre a mente e o corpo. Transformar em um ritual a atividade de se alongar e aquecer o corpo antes de todas as suas partidas e treinamentos, é fundamental para que você alcance um impacto maior em sua performance e eleve o seu jogo a outros níveis.
Uma das possibilidades de melhoria do seu desempenho e que muitas vezes é esquecida ou deixada de lado pelos atletas amadores — não só no tênis, como também em outros esportes — é o cuidado com o corpo nos períodos de pré e pós-jogos e treino. É comum observarmos jogadores entrando em quadra com o discurso de “vamos aquecer?”, mas em questão de minutos essa atenção ir por água abaixo, seja por conta da diversão ou da competitividade e logo na sequência já começarem a partida “à vera”.
É claro, no calor do momento acabamos por esquecer que o tênis por mais que seja um hobbie é também um esporte de alto impacto físico, e por isso é importante termos cuidados na hora de praticá-lo. É indispensável criarmos uma rotina de preparação física assim como um ritual de aquecimento e alongamento todas as vezes que formos entrar em quadra.
Aquecimento ou alongamento?
Por serem atividades muito próximas, muitas pessoas confundem facilmente uma com a outra e possuem dificuldade em conseguir entender as diferenças entre ambas. Explicando de uma maneira simples, o alongamento serve para aumentar a flexibilidade, relaxar a tensão muscular e ativar a circulação sanguínea do nosso corpo. Enquanto isso, o aquecimento consiste na prática de exercícios de menor intensidade semelhantes a atividade que será realizada pelo atleta. Isso prepara o corpo para o impacto do esforço, melhora o desempenho físico e mental e contribui para a redução de lesões.
Por que essa prática é importante para os tenistas?
• Melhor performance;
Como citamos acima, o tênis é um dos esportes que mais exige do corpo do esportista e sua prática possui um alto risco de lesão. Desde uma partida decisiva em torneios até um treinamento informal, em ambos os casos é importante que você consiga se alongar e aquecer antes e depois das suas atividades. Esse costume é vital para que você possa aprimorar sua performance competitiva e para que os seus músculos sejam ativados e correspondam em quadra com golpes poderosos, movimentações explosivas e a otimizar a potência dos seus pulmões e de sua respiração.
• Prevenção a lesões;
Assim como em todos os esportes e exercícios físicos, especialistas da área da saúde recomendam que as atividades de alongamento e aquecimento devem ser feitas entre 5 e 20 minutos antes e depois da prática do exercício. Esses hábitos são essenciais para prevenir lesões, como o temido tennis elbow que já abordamos aqui no blog e também lesões musculares, assim como aumentar a flexibilidade do corpo e a sua resiliência em quadra.
A maioria das lesões ocorridas em tenistas são encontradas nos tornozelos, ombros, cotovelos, quadril, costas e coxa. E muitas dessas contusões são resultado da falta de flexibilidade, na rotação dos membros e/ou na inabilidade de se curvar como por exemplo, no famoso exercício de alcançar a ponta dos dedos do pé. E se realizado de forma adequada
• Foco e concentração;
Além de aperfeiçoar o lado físico, essa prática também prepara mentalmente o atleta de forma a enfrentar a maratona de desafios que serão vivenciados nas competições. Não podemos esquecer, que o foco também é um dos aspectos essenciais na vida de um tenista e a sua cabeça tem que estar no lugar certo durante uma partida. Isso porque se estiver desconcentrado, as chances de você errar, por exemplo,os cálculos de potência dos seus golpes são muito maiores. E nesse ponto, o aquecimento e o alongamento também funcionam como forma de meditação e podem (e devem) contribuir para o seu ritual de pré-jogo. Pense nisso como parte do exercício onde a cada parte do corpo que você aquece, sua mente vai entrando cada vez mais no seu modo competitivo e te auxilie a desligar do mundo ao redor, focando no que realmente importa naquele momento, a sua partida.
Em caso de dúvidas, nós sugerimos que você procure atendimento profissional com um especialista (através de um profissional de saúde, como um médico ou um personal trainer) ou com seu treinador, de forma que sejam indicadas as melhores rotinas de treinamento de acordo com o seu perfil de atleta.
Até a próxima, pessoal!