A arte de volear de Forehand
O voleio de forehand (mão principal) é um dos golpes principais quando um tenista está na rede. Todo jogador de tênis de primeira linha precisa incluir o voleio de forehand para desenvolver um jogo agressivo.
Qual é a técnica correta do voleio de forehand? E quais são os principais fundamentos dessa técnica?
O voleio de forehand é um dos golpes usados quando um jogador está atacando a rede. Isso geralmente acontece depois que é jogado o primeiro ou segundo ponto. Normalmente, os jogadores usam o voleio de forehand quando a bola chega ao seu lado dominante. O voleio de forehand, assim como outros golpes de tênis, pode ser usado de várias maneiras e em diferentes situações.
Dependendo da situação do ponto e da posição da quadra, ele pode ser um golpe de precisão ou finalizador. Alguns exemplos de jogadores profissionais de alto nível que têm uma técnica de voleio requintada são Pete Sampras e Roger Federer. Para estes jogadores profissionais, o voleio de forehand é um tiro criativo.
Empunhadura de voleio de Forehand
O voleio de forehand pode ser fácil e simples, mas precisa de muita prática e exercícios para dominar. A parte mais difícil deste golpe é escolher a pegada apropriada com a qual você se sente mais confortável. O golpe de voleio de forehand não varia no tipo de grip que você usa. Assim, é muito importante usar a pegada com a qual você está confortável.
A pegada de voleio mais comum usada pelos jogadores de tênis é a continental. A coisa boa sobre este aperto é que você não tem que mudar de posição o cabo, se você executar um voleio de backhand após um golpe de voleio de forehand. Pois, a empunhadura serve para ambos lados.
Golpes de voleio podem ser atingidos usando a empunhadura de forehand Oriental também. No entanto, este não é tão popular por causa do fato de que você precisa mudar sua aderência. Mudar a empunhadura de um golpe para outro pode ser muito difícil, especialmente para jogadores iniciantes.
Posição para um voleio correto de Forehand
A posição de pronto para um voleio de forehand começa com o reconhecimento inicial da bola. Uma posição ideal é posicionar-se com o corpo e os pés voltados para a rede e com os olhos colados aos movimentos do oponente, antecipando o golpe.
Você tem que ficar com os pés distribuídos na largura dos ombros. A posição da raquete depende dos próprios jogadores. Alguns prefeririam ter sua raquete diretamente na frente deles com a mão esquerda ou não dominante (para jogadores destros) apoiando levemente a garganta da raquete.
Ao mesmo tempo, o cotovelo está fora do seu corpo. Evite apoiar o cotovelo na barriga, pois essa postura pode atrasar o seu golpe de voleio. Mantenha sempre os cotovelos mais ou menos paralelos ao chão. Essa postura permite que você reaja rapidamente e acerte o o golpe assim que a bola chegar.
Preparação para voleio de forehand: Split Step
Posicionar corretamente os pés é um dos pontos mais importantes para iniciar o voleio de forehand. Normalmente é feito em preparação para acertar um retorno, neste caso o voleio de forehand. A etapa dividida é completada por um pequeno salto enquanto você está no ar. O momento ideal para executar a etapa dividida é quando seu oponente começa a fazer contato com a bola. Isso significa que quando você está no ar, a bola acaba de sair da raquete do seu oponente.
Ponto de contato para volear
Para que o seu voleio de forehand seja muito eficaz, encontre a bola na frente de sua cabeça ou de seu corpo e transfira seu peso suavemente para a frente. Lembre-se que se você for um jogador destro e acertar um golpe de voleio de forehand, você tem que dar um passo para frente com o pé esquerdo. Se você é um jogador canhoto, você precisa dar um passo à frente com o pé direito. Essas ações permitem que você coloque um ritmo extra nos golpes. Depois de ter feito o contato, mantenha seus olhos fixos no ponto de contato. Lembre-se também de que quando você faz contato com a bola, sua cabeça deve estar acima do seu pulso.
- Observação: O acompanhamento de um voleio de direita é apenas uma pequena continuação do seu movimento para a frente.
Técnicas e táticas de voleio à frente
- Dica 1: A razão mais comum pela qual muitos jogadores de tênis acertam golpes de voleio longos para fora da quadra é porque eles tendem a girar seu cotovelo ou pulso quando acertam a bola. Se você fizer isso, você precisa executar o disparo com precisão para evitar erros. Lembre-se de manter seu cotovelo e pulso firmes quando executar seus golpes de voleio.
- Dica 2: É ideal acertar a bola quando estiver na altura do ombro ou acima. Para fazer isso, você tem que avançar para encontrar a bola.
- Dica 3: Para melhores resultados, você deve manter a cabeça da raquete acima do pulso quando acertar a bola.
- Dica 4: Para acertar um voleio de forehand adequado, a magnitude do ângulo descendente no seu swing de raquete deve ser de proporção igual à magnitude do ângulo ascendente do seu swing de raquete.
- Dica 5: Sempre siga em frente e encontre a bola à sua frente quando fizer contato. Evite bater a bola parado ou então assuma a possibilidade de cometer muitos erros.
- Dica 6: Quando você está avançando para acertar a bola (como mencionado acima no contato), você tem que se certificar de que você continua se movendo quando você está prestes a fazer contato com a bola.
- Dica 7: Se você está prestes a obter um retorno do pesado tiro de topspin do seu oponente, você deve se lembrar que a bola tem a tendência de pular da sua raquete. Assim, você precisa compensar isso acertando a bola um pouco mais abaixo.
- Dica 8: Se você for acertar um voleio de direita abaixo da rede, lembre-se de que é ideal bater forte e profundamente do que em uma bola alta. Adicione backspin no seu golpe e para obter melhores resultados, acerte um drop shot ou procure por ângulos.
- Dica 9: Para acertar um voleio de backspin, você tem que inclinar a raquete para cima ou fazer o golpe para baixo.