Dicas de tênis: como melhorar a devolução de saque

Cada ponto de jogar tênis começa com saque e retorno. Não importa em que nível você joga, é garantido que as duas primeiras jogadas serão sempre as mesmas. Muitos jogadores praticam saques em todas as sessões de treinamento, mas esse hábito não se aplica ao retorno. Se você quer estar preparado para demandas de partidas competitivas, precisa cuidar do seu retorno. Para tornar seus retornos de serviço mais eficazes, preparamos algumas dicas para você:

O retorno é uma resposta ao saque, mas nunca deve ser jogado sem um objetivo. Quando temos um plano para o próximo ponto, podemos ter certeza de que não seremos forçados a reagir no último segundo. Para estar bem preparado para um retorno efetivo, as habilidades técnicas e táticas precisam ser implementadas nas rotinas diárias para formar hábitos automatizados.

Se você quiser quebrar o saque do seu oponente com mais frequência, você deve:

1. Trabalhar sobre aspectos técnicos;

Do ponto de vista técnico, o retorno não é jogado da mesma maneira que um forehand ou backhand regular. É especialmente visível ao responder a saques poderosos. Os jogadores precisam diminuir o backswing para poder reagir mais rápido e controlar mais a bola. Além disso, é importante aprender a avançar.

2. Esteja ciente das opções táticas;

A técnica é importante, mas é preciso aprender a tomada de decisões adequada para o uso eficaz do retorno nos pontos conquistados. Existem diferentes soluções táticas quando se trata do primeiro e do segundo saques.

Ao responder ao primeiro saque, os jogadores precisam se concentrar em manter a bola profunda, sem adicionar seu próprio poder na resposta. A força já está em serviço, portanto, o foco deve ser colocado exclusivamente no controle.

Por outro lado, ao lidar com segundo saque, os jogadores devem criar vantagem com seus próprios golpes; portanto, usar força ou colocar a bola nas zonas laterais são soluções táticas que colocam imediatamente o sacador em uma posição mais defensiva. É preciso correr um pouco mais de risco, para que erros ocorram, mas isso não deve impedir os jogadores de tomar boas decisões táticas nas próximas tentativas.

3. Coloque pressão no oponente

Estamos todos cientes do possível impacto destrutivo do estresse no desempenho, para que possamos usar esse conhecimento para tornar o jogo do oponente mais desconfortável. Muitas vezes os jogadores perdem os retornos do primeiro saque e não estão cientes das consequências mentais dessa ação. Uma bola perdida não apenas indica o oponente, mas também constrói sua confiança. Apenas colocando o retorno na quadra, forçamos o adversário a reagir e a mostrar mais habilidades para ganhar o ponto. Além disso, enviamos informações de que esse saque não é realmente tão bom para ganhar o ponto diretamente, para que haja uma chance de o sacador arriscar mais nas próximas tentativas.

Colocar pressão também é importante ao responder o segundo saque. Toda vez que  colocarmos o oponente em situações defensivas, o oponente estará ciente de seu saque é fraco. Após muitas respostas bem-sucedidas, podemos ter certeza de que o oponente começará a cometer mais dupla faltas em momentos cruciais, com medo de acertar outro segundo saque fraco.

4. Tenha um plano

Nunca comece um ponto sem um plano. Para interromper o saque do seu oponente, você precisa estar pronto – você precisa saber exatamente onde deseja retornar, por que deseja fazer e o que pode alcançar com isso. De tempos em tempos, você pode vencer as partidas sem planejar suas ações com antecedência, mas para obter resultados consistentemente, é necessário fazer um esforço físico e mental. Use 20 segundos entre os pontos para tirar conclusões do último ponto e certifique-se de ir para a linha de base sabendo o que fará em seguida.

O retorno do saque é negligenciado por muitos jogadores e treinadores. Passar a maior parte do tempo batendo em forehands e backhands de diferentes áreas da quadra não ganhará suas partidas, porque sem um bom retorno, você nunca chegará ao ponto em que poderá usar suas habilidades para quebrar o saque do seu adversário de forma mais fácil. Toda vez que jogar, certifique-se de abordar conscientemente o retorno de saque e você sabe exatamente como usar os golpes para criar vantagem tática.

Por hoje é isso pessoal, até a próxima!

You might also like
Tags: , , ,

More Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
× Como posso te ajudar?