Babolat Origin Review
- Modelo: Babolat Origin 1.25mm
- Construção: Monofilamento de Poliamida
- Raquetes Usada no teste: Head Radical 360º Pro
- Tensão: 53 lbs
- Formato: redondo
Babolat Origin – O que você precisa saber
A corda Origin Babolat é uma corda que é capaz de tanta potência quanto as cordas de tripa natural, que mantém bem a tensão, gera uma quantidade ótima de spin e não se move muito (mesmo que você tenha um balanço rápido). É mais durável do que qualquer corda de tripa natural e multifilamento e é muito mais fácil/menos estressante para encordoar (irrelevante se você não é um encordoador). Dito isso, eu pessoalmente não achava que a sensação/pop era tão grande em comparação com tripa natural ou cordas multifilamentadas.
Babolat Origin – O que eu gostei
Como diria no filme do homem aranha, “Com grande poder vem grandes responsabilidades” – e esse deve ser o slogan desta corda. O que mais gostei dela foi sem duvida sentir a relação potência e conforto. Realmente conseguia fazer a bola andar com uma extrema facilidade. Em segundo lugar adorei a sensação que tive no saque. Obtive uma melhora significativa obtendo saques penetrantes e sem duvida esta corda me deu muita confiança para sacar.
Também fiquei feliz com o desempenho desta corda da linha de base na maior parte do tempo. Mesmo sendo uma corda de muita potência, ela me proporcionou uma confiança acima da média para bater na bola permitindo que eu gerasse muito efeito. E o melhor de tudo foi ver que ela perdeu infinitamente menos tensão do que 90% das cordas macias que já testei.
Por fim, teve mais uma característica que me agradou consideravelmente. A Origin é uma corda que não se move na sua raquete. Aliás, ela se mexe mas volta rapidamente ao lugar. Se você é um tenista que se incomoda de ver suas cordas abertas na raquete, sem duvida isso será um ponto positivo para Origin. Comparada a outros multifilamentos que usei ela mantêm as propriedades muito além (sim, eu sei tecnicamente Origem não é um multifilamento, mas joga como um).
Babolat Origin – O que eu não gostei
O nível de potência dela é realmente muito alta. Raras às vezes eu indico a um cliente nosso da Casa do Tenista a utilizar tensões mais altas. Se fosse indicar para você iniciar com uma tensão, diria para colocar cerca de 10% a mais do que estas acostumado.
Eu provavelmente entraria com 58 ou 59 libras num próximo encordoamento. Eu realmente lutei para manter voleios básicos na quadra, especialmente quando a bola estava vindo com mais peso. Você também precisa ter cuidado com os golpes de aproximação. É fácil ver a bola voar. Eu não achei a sensação de ser tão “macia” como tantos falam, mas eu sei que isso é incrivelmente subjetivo. Dito isso, ainda deve ser macia o suficiente para a maioria dos jogadores. Evidentemente ela é uma corda confortável, mas talvez em fóruns exageram um pouco sobre isso. Se você quer “conforto primeiro” procure em outro lugar porque esta corda é sem duvida uma corda pra quem busca POTÊNCIA, já o conforto vem em em segundo lugar.

Valor:
A Origin sempre foi uma corda muito cara. Em sites da Europa e EUA, é possível ver este modelo ser vendido entre 180 e 230 dólares. Ela custa aproximadamente 1/5 do valor de uma tripa natural e metade de um multifilamento bom se considerar os valores no Brasil.
Para quem é esta corda ?
Esta corda é definitivamente comercializada para jogadores que usam cordas macias e que sentem a falta de potência. Essa é uma queixa bastante comum para usuários de multifilamentos por exemplo. Há muitos tenistas que adorariam Babolat Origin. Esta corda também é indicada para jogadores juniores ou mulheres usando raquetes de baixa potência que não possuam força suficiente para fazer a bola andar.
Para jogadores que usam poliésteres, aconselho a usar Origin em um híbrido. Você sentira um nível de conforto bem maior mas sem tirar as características da corda que você esta acostumado. Indico colocar ela na posição das horizontais.
Pra quem não é esta corda ?
Babolat Origin talvez seja uma das cordas mais versáteis do mercado. Adequada para a maioria dos jogadores se você sabe o que quer realizar com ela. Por exemplo, um jogador com balanço muito rápido poderia usar esta corda para uma raquete de baixa potência e tensão muito alta. Jogadores com raquetes de alta potência que ainda estão lutando em busca de maior poder poderiam usar esta corda em uma tensão menor. Como a maioria das decisões de cordas que você precisa entender e saber o que você quer. Administrando as tensões nela, é possível criar sensações diferentes e dificilmente você não irá achar uma adequada para jogar.

Conclusão
Na Europa e EUA houve uma febre em vendas, se você buscar por análises dela no exterior, as notas dela em avaliações são realmente muito altas. Quando uma corda sintética promete “desempenho como de tripa natural ou “design revolucionário”, como muitas marcas fazem, sou extremamente cético. Eu acho que essa corda entrega “potência”, mas certamente não tem a comparação com a tripa natural. No lado positivo é mais durável do que tripa natural.
Vou reiterar, se você é um fã dos poliésteres uma corda como a Origin faz muito sentido para experimentar em uma configuração híbrida se você precisar de mais energia.
Por fim, se de alguma forma você deseja trabalhar melhor a questão de “poder” dos seus golpes, você achou a corda certa.