Na maioria dos jogos de tênis que acompanhamos pela televisão, nos intervalos dos sets são apresentadas algumas estatísticas do jogo, como porcentagem de primeiro saque, duração dos pontos e número de winners e erros não forçados. Portanto, hoje vamos falar sobre a importância desses números e qual a análise que podemos fazer de um jogo de acordo com as estatísticas.
1)Erros não forçados/winners e erros forçados do adversário:
Os erros chamados de não forçados são aqueles em que o adversário faz uma jogada que não apresenta nenhuma dificuldade ao outro jogador, e este comete um erro. Em contraponto, os erros forçados são quando cometemos um erro após uma jogada do adversário que de certa forma nos conduz ao erro. A análise desses dois fatores em uma partida pode determinar o estilo de jogo de cada jogador.
Por exemplo, um jogador que comete muitos erros não forçados e acerta vários winners, é um jogador mais agressivo, que toma iniciativa nas jogadas e arrisca mais; já um jogador com poucos winners e poucos erros não forçados, é um jogador mais passivo, que espera o momento certo e não arrisca tanto.
Hoje, no tênis de alto rendimento, se usa bastante o scout, uma análise do jogo por meio dos números. O treinador anota o que acontece em cada ponto, e no fim ele subtrai os winners pelos erros não forçados; desse modo, temos uma análise de acertos e erros, se a subtração der positivo, significa que tivemos uma boa atuação, e se der negativo, uma má atuação.
2)Porcentagem de saque:
Essa é uma estatística mais usada no nível profissional, onde o saque tem um papel importantíssimo no jogo. Normalmente são calculados: porcentagem de primeiro saque na quadra, porcentagem de segundo saque na quadra, porcentagem de pontos ganhos com o primeiro saque e porcentagem de pontos ganhos com o segundo saque.
Um jogador com alta porcentagem de primeiro saque na quadra e de pontos ganhos com o primeiro saque, tende a dominar a partida e ter o controle total das ações no seu serviço. Enquanto isso, um jogador com altos índices no segundo saque, é um jogador que consegue ser agressivo mesmo jogando com um saque mais colocado e estratégico. Evidentemente que essas estatísticas também dependem do devolvedor, pois podemos ter 80% de acerto com o primeiro saque e mesmo assim ter uma baixa porcentagem no número de pontos ganhos com o saque.
3) Duração dos pontos:
Outra estatística muito importante a nível profissional, onde a maioria dos pontos são decididos nas 5 primeiras rebatidas. O atleta que dominar os pontos com essa duração, tende a sair vitorioso. Portanto, há muitas variações, como a velocidade de quadra e da bola. Por exemplo, no saibro os pontos duram mais e no piso duro, menos. Portanto, se um jogo tem a maioria de seus pontos definidos entre a quinta e a sétima rebatida, o jogador que tiver vantagem nesses pontos normalmente vence.
Até a próxima, pessoal!











